ABRUEM e Embaixada da Itália definem acordos em reunião.

     

    Em reunião, a ABRUEM e a Embaixada da Itália realizaram grandes avanços em discussões de temas de interesse e também fortaleceram o laço entre ambas.

     

    Sobre o “Momento Itália/Brasil 2011-2012”, ficou decidido que a ABRUEM, o Instituto Dante Alighieri, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais Para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Informação (CONSECTI) serão alguns dos parceiros da Embaixada na realização do evento. Também foi confirmada a participação do Embaixador Gherardo La Francesca no 46º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM, para discutir quais as possibilidades de envolvimento das IES da ABRUEM no “Momento Itália/Brasil 2011-2012”.

     

    O “Momento Itália/Brasil 2011-2012” tem como objetivo a promoção das relações comerciais, culturais e sociais entre Itália e Brasil e reforçar na Itália o interesse pelo Brasil como parceiro político-econômico.

     

    Outra decisão tomada é que a ABRUEM poderá participar com o esforço produtivo, organizando seminários, pequenas exposições nos seminários técnicos, que serão realizados em três regiões brasileiras para apresentar projetos conjuntos ITA/BRA para a união europeia.

     

             O programa de bolsas de estudos na área tecnológica “Invest your talent in Italy” concederá a estudantes brasileiros recém-formados a oportunidade de se especializar em cursos de mestrado e doutorado no curso de design. Os objetivos desse programa são a formação de jovens talentos e oferecer às empresas italianas a oportunidade de valorizar os países envolvidos. Inicialmente serão aceitos oito estudantes por ano, a previsão é que o programa comece em novembro.

     

             O reconhecimento de títulos acadêmicos, que ainda teve a participação do Ministério das Universidades da Itália, também foi discutido. Na ocasião foi sugerido um acordo bilateral que estabeleça critérios de formação ao nível acadêmico, favorecendo o trabalho das autoridades no momento de analisar o processo de validação dos títulos, harmonizando os procedimentos para permitir uma clareza com relação aos títulos das universidades brasileiras. Foi solicitado que haja o esclarecimento dos funcionários dos ministérios brasileiros no sentido de não limitar os procedimentos à IES, mas fixar critérios em nível nacional.

     

    Após reunião com a Embaixada da Itália foi constituído um grupo de trabalho para tratar de assuntos referentes à validação de título. Fazem parte deste grupo:

     

    1.     José Celso Freire Junior – Assessor de Relações Internacionais – UNESP – Coordenador

    2.     José Guido Correa de Araujo - Assessor de Relações Internacionais – UPE

    3.     Amauri Bogo - Secretário de Cooperação Internacional – UDESC

    4.     Cristiane Vercesi – Vice-Reitora UEL

    5.     José Jackson Coelho Sampaio – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – UECE

     

     

    Presidente da ABRUEM, Prof. João Carlos Gomes participa da reunião na Embaixada da Itália