Abertas inscrições para cursos da Uergs na Plataforma Freire.


     

    Estão abertas, até o dia 29 de maio, as inscrições para as vagas dos cursos de Pedagogia e Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes – PEFPD, oferecidos pela Universidade Estadual, no PLANFOR – Plano Nacional de Formação de Professores, através da Plataforma Paulo Freire, do Ministério da Educação.

     

    Conforme o MEC, o Plano Nacional de Formação contempla oferta gratuita e   é destinada aos professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais. Por meio deste plano, o docente  poderá  habilitar-se em cursos de 1ª Licenciatura,  2ª Licenciatura e  Formação Pedagógica; essa última voltada a bacharéis e tecnólogos que atuam em escolas técnicas e não possuem formação docente.

     

    Com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, firmado pela Uergs, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul está sendo planejada essa oferta, em diferentes polos, para o ingresso durante o segundo semestre de 2010.

     

    Segundo as professoras Magali Lopes Endruweit e Sita Mara Lopes Sant' Anna, representantes da Uergs no Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente no Rio Grande do Sul, ao todo, serão 284 vagas, distribuídas entre 11 municípios (Cidreira, São Francisco de Paula, Bagé, Cruz Alta, Montenegro, São Luiz Gonzaga, Alegrete, Ibirubá Vacaria, Porto Alegre e Sananduva). Além dessas, há reserva de vagas para egressos dos cursos de graduação da Uergs, mediante processo de inscrição e período a ser divulgado pelos polos, durante o mês de julho de 2010.

     

    Os professores da rede pública estadual ou municipal deverão fazer as suas inscrições nos cursos por meio da Plataforma Paulo Freire, onde também terá seu currículo cadastrado e atualizado. Outras informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br/index-static.