Unimontes apoia empreendedorismo para impulsionar desenvolvimento regional.

     

    Foi aberta, oficialmente, nessa quarta-feira (9), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a III Feira de Empreendedorismo que tem como tema central “transformar idéias em empreendimentos inovadores”. O objetivo do evento é apresentar à comunidade projetos de pesquisa desenvolvidos pelos acadêmicos dos cursos de Administração e Sistemas de Informação.

     

    As atividades tiveram continuidade até a noite de quinta-feira (10), no estacionamento dos prédios 1 e 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, como parte do Projeto Vitrine, do departamento de Ciências da Administração, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

     

       No espaço, foram instalados estandes e apresentadas propostas de empresas elaboradas por professores e acadêmicos dos cursos de Administração (4º período) e de Sistemas de Informação (7º período), com o apoio de entidades de fomento como o Banco do Nordeste e Sebrae.

     

    Na solenidade oficial de abertura, o vice-reitor da Unimontes, professor João Canela, que também representou o reitor, professor Paulo César de Almeida, enalteceu a iniciativa como exemplar: “uma região como o Norte de Minas somente consolidará seu desenvolvimento quando o empreendedorismo for prioridade em todas as áreas”.

     

    Na avaliação do vice-reitor, “o empreendedorismo cria novos cenários para o investimento em nossa região e, dessa forma, permite dar a visibilidade pertinente a todos os setores da economia e da sociedade”.  Ele observou, ainda, que, através dos projetos empresariais que os professores e acadêmicos apresentam, a Unimontes coloca à disposição da comunidade os resultados de estudos e pesquisas que evidenciam a credibilidade das ações da instituição.

     

    Na oportunidade, o coordenador da feira, professor Juventino Ruas de Abreu Júnior, enfatizou que o evento “é um espaço alternativo de aprendizagem e sua implantação deu outra dinâmica ao curso de Administração da Unimontes”. Opinião semelhante foi manifestada pelo chefe do departamento de Ciências da Administração, professor Cledinaldo Aparecido Dias, que salientou também o orgulho de professores e acadêmicos envolvidos com a realização da feira.

     

    Entre os projetos da exposição, algumas propostas de negócios nos ramos de hotelaria temática, serviços de cobrança especializada, sorveteria de sabores típicos, serviços e soluções em informática e TI, bar temático e academia, dentre outros. Participaram dos trabalhos dez equipes de acadêmicos dos cursos de Administração e Sistemas de Informação.