Inaugurado Laboratório de Simulações do Hospital da Unimontes.

     

          Foi inaugurado, oficialmente, na última sexta-feira (11), o Centro Alfa de Treinamento e Simulações (CATS), do Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes. Trata-se de um moderno laboratório de simulações, que servirá para as atividades de ensino dos acadêmicos dos cursos da área de saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.

     

        A solenidade de inauguração foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e pelo secretário de Estado de Saúde, Antonio Jorge de Souza Marques. Também estiveram  presentes o secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame; a superintendente do HUCF, administradora Joelina da Conceição Alves de Almeida; o diretor Assistencial do hospital, professor Cássio André de Souza Vieira; os deputados estaduais Arlen Santiago, Gil Pereira e Ruy Muniz, além de outras autoridades e convidados.

     

         Na oportunidade, o secretário de Estado de Saúde, Antonio Jorge, fez uma visita às instalações do Hospital da Unimontes, conhecendo a estrutura de atendimento à população, com destaque para as ações ali realizadas no sistema de urgência e emergência, com base no “Protocolo de Manchester”. O Hospital Universitário Clemente de Faria foi um dos pioneiros na implantação do modelo em Minas Gerais. 

     

         ASPECTOS GERAIS - O laboratório de simulações foi implantado com recursos da ordem de R$ 500 mil, viabilizados com doações do empresário Aloysio de Andrade Faria e com investimentos do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde. A unidade foi instalada no 10º andar do Centro Ambulatorial Tancredo Neves (Caetan) e, além de atender ao ensino, pode ser aproveitada para o treinamento de servidores docentes e técnico-administrativos do Hospital da Unimontes e de outras instituições.

     

       “Com a implantação do laboratório de simulações no Hospital Universitário, utilizando equipamentos de última geração, a Unimontes conquista avanços significativos no ensino na área da saúde, contemplando professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos”, afirmou o professor Paulo César de Almeida. “Agradecemos ao empresário Aloysio de Andrade Faria e ao Governo de Minas e à Secretaria de Estado de Saúde por mais essa conquista”, salientou o reitor.

     

         Ele lembrou que o investimento vai proporcionar a formação de profissionais mais qualificados para a assistência à população, contando com equipamentos que permitem também as simulações do atendimento de urgência e emergência.

     

        Autoridades e convidados conheceram a estrutura do Centro Alfa de Treinamento e Simulações – CATS -, apresentada pelo professor Enius Freire Versiane. O laboratório conta com diversos simuladores que, na verdade, são manequins comandados por sistemas informatizados (softwares). Os aparelhos simulam batimentos cardíacos, paradas cardiorrespiratórias e até partos, entre outras ocorrências clínicas, com a emissão de som.

     

    O Centro Alfa conta com cinco salas de simulações, uma sala de controle e uma sala de aula para 20 alunos, além de parte administrativa e coordenação pedagógica.