Cineclube Machado Bitencourt da UEPB promoverá São João com Nouvelle Vague.

     

    São João com Nouvelle Vague. É essa a mistura que o Cineclube Machado Bitencourt pretende fazer, por meio de uma primorosa programação. A Universidade Estadual da Paraíba segue em clima de festejos juninos neste sábado (19), exibindo o filme “Viva São João!”, do diretor Andrucha Waddington, documentário que mostra as celebrações do período, durante uma turnê de Gilberto Gil em 19 cidades do Nordeste e o valor da festa para as pessoas das diferentes localidades. A exibição será, como de costume, no Auditório da Faculdade de Administração e Contabilidade da UEPB, no Centro, às 16h.

     

    Os responsáveis pelo Cineclube, projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social da UEPB, estão realizando esta mostra especial no Cine São José, em homenagem aos 50 anos da Nouvelle Vague. O São José foi um importante cine-teatro de Campina Grande e estava desativado há décadas. Porém, há um mês, o espaço foi ocupado por estudantes da Instituição e outros artistas da cidade que buscam a reativação do prédio como um local de produção cultural. “Diversas atividades vêm sendo realizadas no Cine São José e o Cineclube Machado Bitencourt apóia esta causa”, afirmou um dos integrantes da iniciativa, o aluno do curso de Comunicação da UEPB, Sandro Mangueira.

     

    A Nouvelle Vague (“nova onda”, em francês) foi um movimento artístico inserido no período contestatório próprio dos anos 1960, na França. Sem grande apoio financeiro, os primeiros filmes conotados com esta expressão eram caracterizados pela juventude dos seus autores, unidos por uma vontade comum de transgredir as regras do cinema mais comercial. Os cineastas mais conhecidos deste movimento são Jean-Luc Godard, François Truffaut, Alain Resnais, Jacques Rivette, Claude Chabrol e Eric Rohmer. Uma curiosidade é que anteriormente, grande parte destes cineastas trabalhava como críticos de cinema na famosa revista francesa Cahiers du Cinéma.

     

    Confira acima a programação da mostra especial Nouvelle Vague, que acontece no Cine São José, às 16h:

     

     

    22/06 – Acossado (1960, Direção: Jean-Luc Godard)

    24/06 – Os Incompreendidos (1959, Direção: François Truffaut)

    29/06 – O Demônio das Onze Horas (1965, Direção: Jean-Luc Godard)