Blog com participação de alunos da UEPB divulga avanços da Biotecnologia.

     

    Estudantes de doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), boa parte deles oriundos da Universidade Estadual da Paraíba, foram convidados, nos últimos dias, a produzir textos de divulgação científica para o blog www.geneticanosertao.blogspot.com , um veículo de acesso a informações especiais por parte de estudantes de graduação e profissionais da área da saúde.

     

    Os doutorandos envolvidos participaram do curso "Diagnóstico Molecular em Saúde", ministrado recentemente pelos professores doutores da UEPB Silvana Santos, Mathias Weller e Simone Lopes, integrantes do Departamento de Biologia do Campus I, em Campina Grande.

     

    De acordo com os professores, os alunos são convidados a ler artigos científicos publicados em revistas de grande repercussão e, a partir disso, elaborar um texto que possa ser lançado na internet para o público em geral. Outra possibilidade é escrever sobre os temas investigados por eles durante o curso. Através dessa experiência, os estudantes conseguem desenvolver várias competências, além de se manterem atualizados sobre as novidades científicas.

     

    “O blog é um instrumento de democratização do conhecimento que deve ser mais valorizado na Academia. O trabalho desenvolvido no blog Genética do Sertão é um bom exemplo disso, funcionando como uma proposta que pode ser reproduzida em outros cursos, inclusive nos de graduação”, acrescentaram os professores.

     

    Integração entre cursos

     

    A UEPB foi credenciada recentemente na Rede Nordeste de Biotecnologia e ofereceu, no final de maio, por videoconferência, o curso "Diagnóstico Molecular em Saúde", que concentrou informações sobre os avanços relacionados à área de diagnóstico molecular.

     

    Pertencentes a diferentes instituições do Nordeste, os alunos da Renorbio também possuem formações diversas, capazes de integrar conhecimentos dos cursos de Engenharia Mecânica, Medicina, Farmácia, Biologia, Enfermagem e Fisioterapia, entre outros.

     

    Na opinião de Silvana Santos, uma das professoras da Rede, essa diversidade de formações e instituições também se verifica nos textos produzidos, que tratam de temas de interesse geral, como hanseníase, leucemia, técnicas de Biologia Molecular e aspectos éticos relacionados com os avanços da área da Biotecnologia e Biologia Molecular.

     

     

    Pesquisa a serviço da sociedade

     

    Um dos artigos produzidos e publicados no blog, por exemplo, aborda uma nova técnica de sequenciamento do genoma humano, chamada de "nanorray", responsável por permitir o barateamento da análise. Para se ter uma idéia, atualmente, o exame de todo genoma de uma pessoa custa cerca de R$ 7.500,00, valor que não pode ser arcado com facilidade por boa parte da população brasileira.

     

    A pesquisa tem permitido o estudo de genomas de vários indivíduos de uma família para realização de comparações e análise de diferenças, e as novas técnicas da Biologia Molecular devem revolucionar os estudos sobre mutações associadas com doenças genéticas. “Se antes era necessário identificar vários indivíduos de uma família para realizar o mapeamento genético, hoje, com apenas dois indivíduos, um normal e outro afetado, é possível encontrar as mutações”, explicou Silvana.

     

    Além de permitir a tradução da informação científica de ponta para o público, a produção de textos de divulgação científica e sua consequente publicação em blogs favorecem o desenvolvimento de outras habilidades, como a escrita, por parte dos estudantes envolvidos no processo.