Presidente da ABRUEM visita Universidade do Porto.

     

    Desde o dia 8 de junho o presidente da ABRUEM e reitor da UEPG, João Carlos Gomes está em Portugal em missão de estudos. Durante sua estada no país português, o reitor firmou importantes parcerias entre a UEPG e a Universidade do Porto (UP).

     

    No último dia 23, o reitor João Carlos Gomes e o reitor da UP, José Carlos Diogo Marques dos Santos, assinaram acordo para intercâmbio acadêmico. O outro convênio firmado entre as duas instituições visa estabelecer intercâmbio de experiências e de pessoal no campo da investigação na área de medicina dentária.

     

    “Há a possibilidade de já a partir de 2011, alunos de graduação e de pós-graduação e professores de ambas as instituições iniciem, efetivamente, essa mobilidade”, revelou o presidente da ABRUEM que classificou como excelente a reunião. Para João Carlos Gomes, o importante é que a Universidade do Porto tem, praticamente, todas as áreas de conhecimento, possibilitando receber alunos e professores de quase todos os cursos da UEPG.

     

    A participação da UEPG no Erasmus Mundu através da Universidade do Porto foi outra possibilidade abordada durante a reunião. O Erasmus Mundu é uma iniciativa que prevê a concessão de bolsas para estudantes de todo o mundo para que frequentarem cursos masters (equivalente ao mestrado). O programa reúne 82 universidades europeias em 17 países (sendo 16 países membros da Unidade Européia - Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia, além da Noruega).

     

    Após a reunião, o reitor da UP, Carlos Diogo Marques dos Santos, convidou João Carlos e Osnara Mongruel Gomes coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UEPG para uma visita ao Club da Reitoria, prédio histórico da instituição. “Foi um momento singular, num espaço histórico, que registrou com intensidade a relação entre a UEPG e a Universidade do Porto”, destacou o presidente da ABRUEM.

     

    O reitor da Universidade do Porto, Carlos Diogo Marques dos Santos participou do 44º Fórum de Reitores da ABRUEM, que ocorreu em Foz do Iguaçu entre os dias 15 e 17 de abril de 2009, no qual abordou as “Possibilidades de cooperação entre a Universidade do Porto e as Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras”.