Universidade de Salamanca na programação de visitas de hoje.

     

    Após um dia de viagem até Salamanca, a Comitiva da ABRUEM tem compromissos hoje (9) com a Universidade de Salamanca e com o Centro de Estudos Brasileiros.  O ciclo de compromissos iniciou no último dia 5 e se estende até o dia 17 deste mês. Neste período a Missão passa pelas cidades de Madri, Salamanca, Barcelona e Valência.

     

    Durante a visita à Universidade de Salamanca (USAL), a comitiva realizará uma visita à Biblioteca Histórica da Instituição, ao Instituto de Neurociências e a Faculdade de Direito. Nesta instituição de ensino superior (IES) será recepcionada pelo reitor Daniel Hernández Ruipérez e pela vice-reitor de Relações Internacionais, Noemí Domínguez García.

     

    A USAL é uma das mais antigas universidades da Europa, surgiu aproximadamente na mesma época que as universidades de Bolonha, Sorbone de Paris, Oxford e Cambridge. Atualmente a USAL conta com mais de 35 mil alunos e é uma das IES mais prestigiadas e requisitadas do velho continente.

     

    A Biblioteca da USAL conta com um grande acervo, entre volumes raros e antigos até publicações atuais. São mais de 65 mil exemplares anteriores a 1801, mais de um milhão de monografias, aproximadamente 22 mil publicações periódicas e 195 mil unidades de materiais especiais. Isso sem contar os tombos de referência.

     

    Mais tarde a Missão segue para o Centro de Estudos Brasileiros (CEB) – órgão próprio da USAL que visa ser um centro europeu de referência na investigação e difusão da realidade brasileira na Europa e de difusão da cultura e língua espanhola no Brasil. A missão do CEB é promover o Brasil na Espanha, e colaborar nas atividades e projetos de difusão da língua e cultura espanholas no Brasil.

               

               Antonio Joaquim Bastos da Silva, vice-presidente da ABRUEM destaca a importância da visita ao CEB. “No Centro de Estudos Brasileiros há grandes possibilidades em se fechar acordos que promovam a mobilidade acadêmica através do intercâmbio entre alunos e professores das IES filiadas a ABRUEM e a Universidade de Salamanca, que é uma das universidades mais renomadas de toda Europa”.