Comitiva da ABRUEM/APIESP visita Espanha a fim de fechar acordos que promovam a internacionalização do ensino superior.

     

    Hoje (12), a Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) foi recebida na Universidade de Barcelona (UB), pelo vice-reitor de relações internacionais e adjunto do reitor Carles Carreras.

     

    Em Barcelona, a comitiva ainda realiza visitas à Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e à Agência de Qualidade do Sistema Universitário (AQU) da Catalunha.

     

    Para o presidente da ABRUEM, João Carlos Gomes viagens que favorecem a integração e troca de conhecimentos entre universidades brasileiras e estrangeiras são importantes, pois possibilitam acordos que podem contribuir para o fortalecimento do ensino e a promoção da internacionalização das instituições.

     

    O roteiro de visitas da comitiva começou no último dia 5 e vai até o dia 17 deste mês. Durante o período em que está na Espanha, a missão já realizou visitas à instituições ligadas à educação nas cidades de Madri e Salamanca. Depois de Barcelona, onde fica até o dia 14 a Missão segue para Valência.

     

    Antonio Joaquim Bastos da Silva, vice-presidente da ABRUEM, ressalta que o contato com universidades espanholas favorecem a realização de parcerias que refletem no desenvolvimento e aperfeiçoamento da qualidade das universidades brasileiras. Segundo o vice-presidente “assim como ocorreu em missões anteriores, a ida da ABRUEM à Espanha terá um saldo positivo e convênios que visem o intercâmbio entre as IES serão fechados“.

     

    Até agora a Missão já foi recebida pelo Ministério da Educação da Espanha e pela Secretaria Geral de Universidades. Reuniu-se com a Conferência de Reitores das Universidades Espanholas (CRUE), e visitou as instalações da Universidade Politécnica de Madri (UPM) e da Universidade Complutense de Madri (UCM). A comitiva esteve na Universidade Autônoma de Madri (UAM) e na Embaixada do Brasil na Espanha, onde foi recepcionada pelo embaixador Paulo Campos.

     

    Em Salamanca realizou visita à Universidade de Salamanca (USAL) e ao Centro de Estudos Brasileiros (CEB), órgão que visa à interação entre o Brasil e a Espanha, principalmente através de intercâmbios.

     

    O vice-presidente da ABRUEM, Antônio Joaquim destaca a importância da visita ao CEB. “No Centro de Estudos Brasileiros há grandes possibilidades em se fechar acordos que promovam a mobilidade acadêmica através do intercâmbio entre alunos e professores das IES filiadas a ABRUEM e a Universidade de Salamanca, que é uma das universidades mais renomadas de toda Europa”.

     

    Valência recebe a comitiva entre os dias 15 e 17. Durante a estada, os integrantes da comitiva visitarão a Universidade de Valência (UV) e a Universidade Politécnica de Valência (UPV).