Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval da UEPB participará de dois grandes eventos.

     

    O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval - Principium (UEPB-CNPq) prossegue em franca atividade e participará de dois grandes eventos. Um deles se refere ao I Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) – Centro/Oeste, que acontecerá de 11 a 13 deste mês, em Cuiabá (MT). O outro diz respeito ao III Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião da Universidade Católica do Pernambuco (UNICAP) - "Religiosidades populares e multiculturalismo: intolerâncias, diálogos, interpretações", sediado em Recife (PE), entre os dias 08 e 10 de setembro.

     

    Do Simpósio Internacional de Teologia participará o aluno do curso de Filosofia da UEPB, Cícero Giuseppe Gomes da Cunha, acompanhado pela professora do Departamento de Filosofia e coordenadora do Principium, Maria Simone Marinho Nogueira. Ambos apresentarão o trabalho "Algumas reflexões sobre o fenômeno religioso a partir da história da filosofia".

     

    O evento procura tecer considerações acerca dos grandes desafios provocados pelo desenvolvimento das ciências e do fenômeno da globalização para a teologia e a pesquisa religiosa, além de colaborar, a partir da perspectiva latino-americana, para a reflexão mundial sobre o tema da pluralidade religiosa e o diálogo.

     

    A professora Simone Marinho também marcará presença no I Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos Medievais, posto que foi convidada pelo presidente da ABREM,  professor Marcus Cruz, para participar da iniciativa. A docente integrará a mesa-redonda "Texto e Normatividade na Baixa Idade", juntamente com os professores Bruno Álvaro e Geraldo Augusto Fernandes, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade de São Paulo (USP), respectivamente. Ela apresentará o tópico "Da arte de ler de Hugo de São Vítor – Normas de leitura enquanto normas de vida".

     

    Realizado numa parceria com o Vivarium - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o I Encontro Regional de Estudos Medievais trará comunicações coordenadas, proporcionando o aprofundamento de diversas temáticas, a exemplo de "Diálogos dos Estudos Medievais no Brasil”, "Cultura Clássica e Monasticismo Medieval”, “Instituições e Poder no Mediterrâneo Medieval”, entre outras. Compondo a programação do evento, figuram pesquisadores oriundos de várias Instituições de Ensino Superior (IES), a exemplo das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Alagoas (UFAL), além da Universidade de Brasília (UNB) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

     

    O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval trabalha com três linhas de pesquisa: Multiculturalismo e Diálogo Interreligioso na Idade Média, A Relação Humano-Divino na Mística Medieval e Ética e Política na Filosofia Medieval. As reuniões do Núcleo são quinzenais e ocorrem todas as quintas-feiras, às 16h, no Departamento de Filosofia, localizado no Centro de Educação (CEDUC) da UEPB, no Centro de Campina. Os encontros são abertos a toda comunidade acadêmica e ao público em geral. As reuniões têm como premissa expor e discutir o andamento das pesquisas dos membros.