Edital da CAPES contempla 3 programas de pós-graduação da UEA com 300 mil reais.


     

    A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)  divulgou resultado do o edital 27/2010 para aquisição de equipamento institucional. Três programas de pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram selecionados e irão receber 300 mil reais. São eles:  “Ensino de Ciências na Amazônia”, “Biotecnologia e Recursos Naturais” e Clima e Ambiente.

     

    O recurso para o Curso de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais será para aquisição de complementos ao Laboratório de Biotecnologia que irão somar aos equipamentos já disponíveis, constituindo um núcleo central para atendimento das demandas de análises físico-químicas e de biodiversidade, além de fomentar a produção científica. O mestrado funciona na Escola de Ciências da Saúde

     

    O curso de mestrado profissionalizante em Ensino de Ciências na Amazônia apresenta duas linhas de pesquisa:  Formação de professores para o ensino de ciências na Amazônia e Meios e recursos didático-pedagógicos para otimização do Ensino de Ciências na Amazônia.  Funciona  na Escola Normal Superior, pois tem a sua base na formação de professores. Segundo a diretora da Escola Normal Superior, profª.  Maria Amélia Freire, 40 alunos  já foram titulados no referido mestrado. O valor aprovado pela CAPES será destinado à implementação do Laboratório Multidisciplinar para o Ensino de ciências.

     

    O Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente usará o recurso aprovado pela CAPES para implantação de laboratório com estação piloto de monitoramento da qualidade do ar na região metropolitana de Manaus.