Engenharia Civil entre os novos cursos da Uesc.

     

    Entre os novos cursos que estão sendo oferecidos pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, (Ilhéus-Ba), no concurso Vestibular 2011, o de Engenharia Civil, terá 40 vagas, no turno diurno. No próximo vestibular da Uesc, cujas inscrições serão de 01 a 30 de setembro, a Universidade passa a oferecer 1.610 vagas em 33 cursos de graduação nas modalidades bacharelado e licenciatura. As provas serão realizadas nos dias 16,17 e 18 de janeiro de 2011.

     

    Segundo o professor Ricardo Carvalho Alvin, o curso de Engenharia Civil “tem o objetivo de oferecer sólida formação técnico - cientifica e profissional, possibilitando ao egresso atuar em diferentes áreas profissionais, em especial na área de projetos, consultoria e execução de estruturas civis e estruturas em geral. Além de permitir o desenvolvimento de atividades de planejamento, controle e gerenciamento de empreendimentos da indústria de construção.”

     

    O curso está organizado com ênfase em materiais, água, meio ambiente, energia, estruturas e gestão da construção, com uma metodologia focada na resolução de problemas, vivência de situações práticas durante o aprendizado, em temas interdisciplinares a partir da elaboração de projetos integrados com ferramentas computacionais e experimentais, que permitam uma visão mais abrangente dos projetos e suas interferências, intensificando a formação humanística do futuro engenheiro, com vistas à responsabilidade sócio-ambiental.

     

    O Professor explica que “o curso habilita o profissional formado para a realização de projetos, desde a sua concepção, passando pelo planejamento e execução, com gerenciamento e acompanhamento dos processos de produção na indústria da construção civil, durante e após o fim das obras, com a manutenção e operações das construções. Além de permitir o desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas construtivas, com base em processos sustentáveis”.

     

    As possíveis  áreas de atuação do engenheiro egresso da Uesc serão a construção civil, com a gestão da construção econômica e financeira, planejamento urbano e regional, técnicas de edificações, consultorias, avaliação e diagnóstico de patologia e recuperação das construções, instalações, equipamentos e componentes. Na área de estruturas, a caracterização e desenvolvimento dos materiais de construção, análise estrutural e detalhamento em concreto armado, aço, madeira e de outros materiais. Geotécnia, mecânica dos solos e das rochas, sondagem, fundações, obras de terra, contenções, túneis, poços e taludes.

     

    Em transportes, a infra-estrutura viária, rodovias, ferrovias, metrovias, aerovias, hidrovias, terminais  modais e multimodais, operação, trafego e serviços de transporte. Em hidrotecnia, hidráulica e hidrologia aplicada, regularização de vazões e controle de enchentes, obras hidráulicas fluviais e marítimas, captação e adução de água para abastecimento doméstico e industrial, barragens e diques, sistema de drenagem e irrigação, sistemas de saneamento e esgotamento sanitário, vias navegáveis, portos rios e canais.

     

    Os cursos novos, além, de Engenharia Civil, são Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química cuja entrada será no segundo semestre de 2011. Os candidatos ao Vestibular 2011 só poderão se inscrever através do site www.uesc.br.