UNIMONTES debate luta contra pobreza em colóquio internacional.

     

    A Universidade Estadual de Montes Claros, realiza no Campus Universitário Darcy Ribeiro, no período de 26 a 28 de outubro, o Colóquio Internacional “Recursos na luta contra a pobreza: entre controle societal e reconhecimento social”,em parceria com a Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e a Universidade de Fribourg (Suíça).

     

    O evento contará com a participação de conferencistas de Portugal, Bélgica, Suíça, França, Espanha e Argentina, além de pesquisadores de universidades brasileiras. Conforme o professor Antônio Dimas Cardoso, da comissão organizadora, o principal objetivo do evento é reunir informações e construir conhecimento sobre orientações e medidas de combate à pobreza, além de verificar experiências de apropriação das políticas públicas.

     

    Durante o colóquio serão realizadas 14 conferências, duas mesas redondas, além de um seminário técnico, principalmente para profissionais que atuam no Sistema de Proteção Social. Em 27 sessões de comunicações e 18 pôsteres estão previstas apresentações de 124 trabalhos científicos, distribuídos em 18 temas.

     

    Serão realizados, ainda, quatro minicursos, em francês e espanhol, a serem ministrados pelos professores Vivianne Châtel e Marc-Henry Soulet, da Universidade de Fribourg, Jordi Estivill, da Universidade de Barcelona, e Guy Bajoit, da Universidade de Lovaina (Bélgica). O evento contará também com a 2ª Feira de Economia Popular Solidária, para exposição de produtos e trocas de experiência, através de estandes armados na Praça de Eventos Rui Olímpio Soares, no campus-sede.

     

    Ainda de acordo com o professor Antônio Dimas, “esse colóquio internacional no campus da Unimontes é o terceiro já realizado pelo grupo de pesquisa integrado por professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social e do Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (CesNova). A série desses colóquios teve início na Unimontes,  em 2008”. Ele lembrou que o evento foi realizado no ano passado na cidade de Sesimbra (Portugal), estando prevista uma nova versão para 2011, a ser realizada em Fribourg, na Suíça.

     

    As conferências e mesas redondas, bem como a apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres, acontecerão no auditório do prédio 6 do campus-sede; já as apresentações orais serão realizadas em salas do prédio 1 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

     

    Mais informações podem ser obtidas na sede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, pelo site   www.coloquiointernacional.unimontes.br