Projeto experimental da Universidade Estadual da Paraíba ganha prêmio nacional.


     

    O projeto experimental Minuto Caatinga (MC), proveniente da Universidade Estadual da Paraíba, venceu o prêmio Expocom 2010 (XVII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação), na modalidade Programa Laboratorial de Telejornalismo (conjunto/série), concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

     

    O projeto, de natureza interdisciplinar, é coordenado pelo professor Cidoval Morais de Sousa e conta com a participação de estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, alunos de pós-graduação, além dos professores Roberto Faustino (Departamento de Comunicação), Dilma Trovão (Biologia), Rômulo Marinho do Rego (Matemática), Marcelo Gomes Germano e Ana Paula Bispo (Física).

     

                O prêmio foi entregue no último dia 6 de setembro, em Caxias do Sul (RS), durante a solenidade de encerramento do Intercom 2010 (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação). A aluna Geórgia Simonelly representou a equipe.

     

    Lançado no I Encontro Norte-Nordeste de Jornalismo Científico, realizado na UEPB em junho de 2008, o Minuto Caatinga contempla duas dimensões - uma de pesquisa e outra de prática experimental. A primeira trata de investigar as estratégias de comunicação pública dos grupos que estudam a Caatinga em instituições localizadas na região do Semiárido, resultando em várias publicações, como é o caso do artigo "Ciência, comunicação e caatinga: encontros e desencontros", que integra a revista Diálogos & Ciência (link abaixo). A dimensão experimental, fase atual do projeto, visa a produção multimídia de programas de um minuto de duração, divulgando conteúdos envolvendo fauna, flora e cultura da Caatinga. Foi essa a dimensão premiada no Expocom que avaliou o conjunto de programas-piloto do projeto.

     

    Até o final do ano, segundo a coordenação do Minuto Caatinga, será editada e distribuída, com emissoras de rádio e televisão e portais da net, a primeira série de programas. O projeto prevê, em dois anos, a produção de cinco séries de 30 programas.

     

    Disputavam o Expocom 272 trabalhos de diversas regiões e universidades do Brasil. A premiação foi dividida em 70 modalidades que contemplavam as áreas de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Editorial e Produção Transdisciplinar em Comunicação.

     

    Link da Revista:

    http://dialogos.ftc.br/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=2&id=81&Itemid=4