UNITAU apresenta principais novidades da informática na 1ª feira de tecnologia, informática e inovação TecnoParty.


     

    A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, até o dia 11 de setembro, a 1ª TecnoParty, feira de tecnologia, inovação e informática, que deverá reunir mais de 400 pessoas para debater temas atuais da área, como computação em nuvem, realidade aumentada, web 2.0, integração em redes sociais e desenvolvimento em aplicações para o Android – sistema operacional do Google para celulares.

     

    Com o objetivo de reunir estudantes, profissionais e o público interessado nas principais novidades do mundo da informática, a feira disponibiliza conexão de internet wi-fi para os visitantes e promove o sorteio diário de brindes. “A ideia é promover uma grande festa de interação entre todos da área de computação e mostrar que, apesar de ser séria, a informática é muito gostosa de assimilar”, afirma o Prof. Dr. Luis Fernando de Almeida, coordenador do evento. “Os temas escolhidos estão entre as principais tendências da informática e promovem uma visão mais aprofundada em áreas específicas, como a realidade aumentada e o sistema Android”, explica.

     

    Ontem (9), os participantes aprenderam mais sobre o SharePoint, plataforma de colaboração da Microsoft voltada para aplicações intranet. A interação homem-máquina é o tema de sexta-feira (10), na palestra “Visão Computacional com Java”, que abordará os recursos que permitem que máquinas reconheçam o movimento humano. Já o sábado será dedicado a dois minicursos: no período da manhã, as aulas serão sobre as novas tecnologias da Internet, como computação em nuvem, web 2.0 e integração de redes sociais; à tarde, o enfoque será nas práticas de gestão de infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI).

     

    “A área da Informática é muito dinâmica e está sempre em transformação, por isso, é preciso pensar sempre no futuro, antecipando tendências e buscando soluções criativas. Com esse evento, queremos mostrar que a universidade disponibiliza conhecimentos em áreas altamente inovadoras”, destaca o professor.

     

    A TecnoParty é promovida por alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e pelo Departamento de Informática, que é reconhecido nacionalmente pelo desenvolvimento de pesquisas e de aplicações nas áreas de biometria, de certificação digital e de smart cards.