Universidade Estadual da Paraíba organiza Encontro Paraibano de Geografia, sediado em Campina.


    “O papel do ensino, da pesquisa e da extensão na construção da Geografia no Estado da Paraíba” é o tema do 4º Encontro Paraibano de Geografia (EPAGEO), organizado pelo curso de Geografia da UEPB. O evento acontecerá de 21 a 24 de outubro, com atividades concentradas, especialmente, no Centro de Educação (CEDUC) da Universidade, na unidade do bairro do Catolé. A iniciativa é efetivada graças a uma ação conjunta de várias instituições de ensino superior da Paraíba, com o objetivo de discutir os rumos da Geografia no âmbito estadual. Os interessados em participar podem enviar resumos de trabalhos até o dia 15 de setembro e as inscrições serão encerradas em 21 de outubro, no endereço http://epageo.webnode.com.pt.

     

    As conferências de abertura e encerramento serão proferidas, respectivamente, pelos professores Ruy Moreira, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Lana de Souza Cavalcanti, da Universidade Federal de Goiás (UFG). O docente da UFF discorrerá sobre “Os desafios à produção do conhecimento geográfico no Brasil” e a conferência acontecerá na Fundação Artístico Cultural Suellen Carolini, bairro do Catolé. A palestra de encerramento possui como sugestão a temática “Demandas atuais na formação do professor de Geografia” e ocorrerá no Auditório de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), bairro de Bodocongó.

     

    O 4º Encontro Paraibano de Geografia reunirá estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e da educação básica, técnicos e demais profissionais de Geografia e de áreas afins, abrindo espaço para congressistas de todo o país que estejam interessados em ampliar o intercâmbio acadêmico, profissional e cultural. O EPAGEO pretende refletir sobre a importância da conexão entre ensino, pesquisa e extensão para viabilizar o avanço e valorização da Geografia na Paraíba e no Brasil.

     

    O Encontro terá seis eixos temáticos: Pensamento geográfico; Ensino de Geografia; Espaço geográfico e questões ambientais; Cidade e campo: contradições no/do espaço; Território, gestão e dinâmicas territoriais; Geoprocessamento e Sistema de Informação Geográfica (SIG). O evento contará ainda com três mesas-redondas: Cidade e território - contradições no/do espaço; Geoambiência e semi-árido; Geografia, ensino, pesquisa e extensão na Paraíba: desafios e perspectivas.

     

    Maiores informações:

    http://epageo.webnode.com.pt e http://epageo.blogspot.com.