Univali comemora 46 anos de ensino superior em Itajaí.


               

    A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) completa, no dia 22 de setembro, 46 anos de ensino superior em Itajaí. Para lembrar a data, a Univali realizará a 6ª edição do Festival Cultural da universidade, Missa de Ação de Graças e a entrega de títulos de Doutor Honoris Causa aos professores: Edison Villela, Osvaldo Ferreira de Melo, Gabriel Real Ferrer e Rosendo Augusto Yunes.

     

     As comemorações iniciam na segunda-feira, 20, quando a homepage da universidade ganhará uma nova versão com layout atualizado e integração com as redes sociais. A data também marca o inicio do Festival Cultural reunindo, no Campus Itajaí, todos os tipos de manifestações culturais promovidas pela comunidade acadêmica. Na ocasião ocorre, paralelamente, o 1º Concurso de Talentos Musicais, com premiações em dinheiro para os três primeiros colocados.

     

     Já, na quarta-feira, 22, data em que se comemora o aniversário, as solenidades iniciam às 9h30 com a realização de uma missa de ação de graças no Anfiteatro Adelaide Konder, no campus Itajaí. No mesmo local, às 19h30, inicia a Sessão Solene do Conselho Universitário que comemora os 46 anos de ensino superior em Itajaí e que concederá o título de Doutor Honoris Causa aos professores: Edison Villela, Osvaldo Ferreira de Melo, Gabriel Real Ferrer e Rosendo Augusto Yunes.

     

                A data comemorativa é relativa ao mesmo dia em que foi fundada a Sociedade Itajaiense de Ensino Superior, que tinha duas faculdades: a de Ciências Jurídicas e Sociais, e a de Filosofia, Ciências e Letras, criadas em 1964 e que, mais tarde, se tornaram a Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

     

                Desde então, a Univali tornou-se uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras. Ela tem sede em Itajaí, mas está presente, também, ao longo do litoral Centro-Norte de Santa Catarina em Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

     

                A instituição oferta mais de 70 cursos de graduação presenciais e a distância, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos compreendendo um universo de quase 26 mil alunos, oferecendo ensino desde a educação básica até a pós-graduação (com cursos lato e stricto sensu).

     

                Nesse universo, atuam grupos de pesquisas e projetos de extensão, o que movimenta não só a comunidade acadêmica, mas também a população do seu entorno. Além disso, a Fundação Univali mantém o Hospital Universitário Pequeno Anjo, o Laboratório de Análise e Produção de Medicamentos, a Rádio Univali FM, a TV Univali, uma editora, e convênios com universidades em todo o mundo.