UEPB e International Law Association promoverão Conferência no mês de outubro.


     

    O Mestrado em Relações Internacionais (MRI) da Universidade Estadual da Paraíba e a International Law Association (ILA-Brasil) organizam a Conferência “Ciência, Tecnologia e Inovação e seu Impacto sobre o Direito e as Relações Internacionais”.  O evento ocorrerá de 13 a 15 de outubro, na Estação Cabo Branco de Ciências, Cultura e Artes, na cidade de João Pessoa.

     

    A Conferência tem por objetivo principal propiciar à comunidade acadêmica, sócios da ILA-Brasil, diplomatas, profissionais do Direito, das Relações Internacionais e de Ciência e Tecnologia (C&T) e a todos os interessados pelas questões globais contemporâneas, uma discussão aprofundada acerca das consequências decorrentes das inovações tecnológicas nos fenômenos jurídico-políticos internacionais, em suas mais variadas vertentes.

     

    De modo a alcançar esse objetivo geral, o evento reunirá acadêmicos, profissionais, instituições e estudantes nacionais e estrangeiros, trazendo abordagens inovadoras, multidisciplinares e plurais. Para além das conferências programadas, a ocasião ainda contará com um concurso de monografias - intitulado Prêmio Presidente Epitácio Pessoa - e com a publicação de anais. É esperado um público de cerca de 500 pessoas.

     

    O prazo para a submissão de trabalhos expira no dia 04 de outubro, no endereço http://www.iccrime.com.br, onde também podem ser efetuadas as inscrições.


    Mais sobre a International Law Association e parceria realizada com a UEPB

     

    A International Law Association, originalmente “The Association for the Codification and the Development of the Law of Nations”, foi fundada em uma conferência internacional em Bruxelas, em 1873, tendo como objetivos o estudo, esclarecimento e desenvolvimento do Direito Internacional, do Direito Comparado e das Relações Internacionais.

     

    No decorrer dos últimos anos, os trabalhos e resoluções dos comitês temáticos da ILA, devidamente aprovados por sua Assembleia Geral, reunida nas Conferências Bienais, têm sido utilizados pela ONU e por outras agências, muitas vezes resultando em documentos adotados pela Comunidade Internacional. Entre eles, a Convenção da UNESCO sobre a Herança Cultural Submersa da Humanidade e a Declaração da ONU sobre os Princípios Imanentes ao Desenvolvimento Sustentável.

     

    Reconhecendo o relevante valor acadêmico-científico do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UEPB no âmbito do Direito Internacional e das Relações Internacionais, a ILA-Brasil entendeu conveniente convidar a Instituição para co-organizar o evento. A I Conferência da ILA-Brasil homenageia a memória do Embaixador Geraldo Eulálio do Nascimento e Silva, grande nome da diplomacia brasileira, presidente da entidade por mais de 20 anos e um dos primeiros autores a escrever sobre o tema na doutrina brasileira.



    Mais sobre o Prêmio Presidente Epitácio Pessoa

     

    Posta a relevância da contribuição do jurista e acadêmico Epitácio Pessoa, a Comissão Organizadora escolheu instituir o “1º Prêmio Presidente Epitácio Pessoa de Artigos Científicos”, a realizar-se durante a programação da Conferência. Interessados em submeter seus trabalhos acadêmicos, devem primar para que os trabalhos sejam centrados nas mesmas linhas temáticas do evento.

     

    Jurista, nascido na cidade de Umbuzeiro, interior do estado da Paraíba, em 23 de maio de 1865, Epitácio Pessoa foi um dos pioneiros do Direito e da Diplomacia brasileiros. Foi deputado à Assembléia Nacional Constituinte, deputado federal e ministro da Justiça e Negócios Interiores. A partir de 1902, acumulou os cargos de Procurador Geral da República e de ministro do Supremo Tribunal de Federal, chegando a ser presidente daquela Corte. Foi senador pela Paraíba e por meio de eleição direta em que obteve ampla maioria, assumiu a Presidência da República em 28 de julho de 1919. Autor de extensa obra, faleceu na cidade de Petrópolis (RJ), em 13 de fevereiro de 1942.