ABRAHUE realiza Seminário nos dias 28 e 29.


    A Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE) realiza nos dias 28 e 29 de setembro Seminário que discute a melhoria da gestão dos hospitais de ensino. A cerimônia de abertura do evento ocorre às 8h, no Teatro Marcos Lindemberg, que fica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

     

    Primeiro será realizado o Seminário dias 28 e 29/09 em SP. Depois durante o Congresso da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), em Goiânia, dia 29 de outubro, onde será apresentada a proposta dos cursos (planejamento). As próximas etapas serão produção de materiais, oferta dos cursos, avaliação e planejamento.

     

    O objetivo deste seminário é identificar tópicos que possam qualificar a gestão dos HUE, a partir do qual é projeto da ABRAHUE em parceria com o Ministério da Saúde/SGTES, construir um menu de cursos de atualização, aperfeiçoamento e de especialização a serem oferecidos a partir de 2011 para os dirigentes e profissionais que exerçam função gerencial.

     

    No primeiro dia do seminário (28/09) teremos assuntos voltados à análise da situação dos hospitais de ensino. Seu relacionamento com a rede de serviços do SUS e com a academia, temas importantes para um melhor posicionamento dos HUE na contratualização e na elaboração dos contratos de gestão no âmbito do SUS, como também para se obter o melhor ajuste da inserção dos hospitais na rede de serviços de saúde de sua área de abrangência.

     

    No segundo dia os temas serão aqueles diretamente relacionados com a gestão dos HUE, como: Planejamento estratégico; Gestão financeira e custos; Gestão por indicadores; Gestão de pessoas; Gestão de Contratos na Administração Pública; Auditoria na Administração Pública; Ambiência hospitalar; Marketing na Administração Pública. Estes temas deverão ser abordados, não em sua tecnicidade, mas sim como eles podem ou qual o potencial que apresentam para qualificar a gestão dos HUE.