Universidade promove Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.


    Ocorre no dia 29 de setembro, às 13h30, na Sala de Eventos do Campus Santa Cruz, em Guarapuava, o “I Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid”

     

    O Pibid é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e que somente em setembro de 2009 as universidades estaduais puderam concorrer ao edital de lançamento do programa, antes, somente as universidades federais participavam.

     

    Para o Encontro, os departamentos portadores de cursos de licenciatura encaminharam à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) seus projetos, sendo que foram selecionados seis subprojetos para comporem o projeto institucional, das seguintes áreas: Matemática, Física, Química, Arte-Educação, Pedagogia (Guarapuava) e Letras Português (Irati).

     

    O Pibid conta com seis coordenadores de Área (professores da Unicentro), nove escolas da rede estadual de ensino e duas escolas da rede municipal de ensino (cada escola tem um supervisor que é professor da própria escola), 72 acadêmicos de licenciatura e um Coordenador Institucional, totalizando 90 pessoas. As atividades iniciaram em abril de 2010 e tem duração de 24 meses. Durante a execução do programa estão previstos quatro encontros.

     

    O objetivo principal do programa é envolver os acadêmicos nas atividades da escola, buscando prepará-los melhor para o exercício da docência.