UESC realiza Colóquio Internacional de Administração Política, Desenvolvimento e Inovação.


     

    A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, através da Pró-Reitoria de Extensão e do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – DCAC, em parceria com a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia – UFBA promovem o I Colóquio Internacional de Administração Política, Desenvolvimento e Inovação: Saberes e Práticas da Sociedade da Informação e do Conhecimento. O evento será realizado no auditório do Centro de Arte e Cultura da UESC 4 a 6 de outubro. A inscrição é gratuita através do site www.uesc.br.

     

    O ‘I Colóquio Internacional de Administração Política, Desenvolvimento e Inovação’ visa estimular a reflexão sobre o papel da administração política, das políticas públicas de desenvolvimento e inovação como um conhecimento de natureza política, ideológica e social, de ação transformadora, esfera potencial para superação das profundas desigualdades socioeconômicas e culturais, dos problemas relativos ao excesso de centralização de riqueza.

     

    Também para repensar o próprio significado das políticas públicas para o desenvolvimento regional, o meio ambiente e as condições estruturais da sociedade, o papel do Estado, do mercado e seus reflexos no mundo do trabalho e das inovações tecnológicas. O objetivo é fazer a análise crítica através das contextualizações históricas, culturais e simbólicas e da evolução do próprio papel contemporâneo da Administração para a evolução da sociedade da informação e do conhecimento.

     

    A coordenação executiva do evento pretende fazer um mapeamento da produção e da pesquisa contemporânea circunscrita às grandes áreas e sub-áreas a partir das contribuições e intercâmbio de análises entre pesquisadores, professores, especialistas, estudantes e profissionais, bem como gestores do setor público. Nesse sentido tomam como ponto de partida as propostas da Carta de Garanhuns (PE) e do Manifesto da Administração Política para o Desenvolvimento do Brasil, para a fertilização do debate e a consolidação de novos campos apropriados ao desenvolvimento de projetos e pesquisa integrada na UESC.

     

    Programação:

    Dia 04, Abertura, 18h30min. 19horas Conferência: “Desafios para a criação e gestão de Políticas Públicas e de Desenvolvimento na Contemporaneidade” com o professor/dr. Fernando Ribeiro Mendes (Universidade Técnica de Lisboa-UTL- Lisboa Portugal).

     

    20 horas, Mesa-redonda sobre o tema: Administração Política e Desenvolvimento “O Manifesto da Administração Política para o Desenvolvimento do Brasil e a Carta de Garanhuns” com o professor/dr. Reginaldo Souza Santos diretor da Escola de Administração da UFBA; “Administração e Políticas de Desenvolvimento: passado, presente e futuro” – professor/dr. Paulo Emílio (FGV/EBAP); “Planejamento Regional e Políticas de Desenvolvimento” - professor/dr. Fernando Cardoso Pedrão (UFRB) tendo como mediador  o professor/dr. Ari Mariano Filho (Pró-Reitor de Administração da UESC).

     

    Dia 05, das 8h30min às 12h30min, Grupos de trabalho nas salas do Pavilhão Pedro Calmon. Às 19 horas, no auditório do Centro de Arte e Cultura, Mesa-redonda sobre o tema: Políticas de Desenvolvimento e Inovação: Estado e Sociedade, com o professor/dr. Francisco Teixeira (EAUFBA); professor/dr. Elias Ramos de Souza ( Diretoria de Ciência e Inovação / FAPESB). Mediador, o professor/dr. Gesil Sampaio Amarante Segundo (Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica-NIT/UESC)

     

    O dia 06, As atividades começam às 8h30min, com Grupo de Trabalho no Pavilhão Pedro Calmon. Às 19 horas o evento retorna para o auditório do Centro de Arte e Cultura onde serão realizadas palestras com os professores/drs.Geraldo Di Giovanni; Carlos Raul Etulain e Ana Lúcia Gonçalves da Silva ( todos do Instituto de Economia / UNICAMP/SP)

     

    A mediadora será a  professora Mayana Brandão dos Santos (diretora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da UESC e Coordenadora Geral do Colóquio).