UNITAU encerra amanhã inscrições para apresentação de trabalhos no maior evento científico da região.

        

    A Universidade de Taubaté (UNITAU) encerra nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, as inscrições para interessados em apresentar trabalhos científicos no 15° Encontro de Iniciação Científica (Enic). E também na 11ª Mostra de Pós-Graduação (MPG) e no 5º Seminário de Extensão (Semex), que serão realizados de 18 a 22 de outubro e reunirão pesquisadores de instituições de ensino de todo o Brasil. As inscrições de trabalhos devem ser feitas no site www.unitaupgrad.com.br.

     

    Com o tema “Desafios do saber para uma nova sociedade”, os eventos têm por objetivo incentivar a prática da pesquisa e as ações extensionistas, entre os alunos de Graduação e de pós-graduação. Podem se inscrever alunos de Graduação e de pós-graduação, de universidades de todo o País, que deverão cadastrar seus resumos nas modalidades estruturado (simplificado) ou expandido. O resumo simplificado deverá apresentar os objetivos, a metodologia, os resultados e as principais conclusões da pesquisa. O texto deverá ter entre 1.100 e 1.500 caracteres. Os resumos expandidos devem ter de três a seis páginas, já incluídos gráficos e tabelas, e devem obedecer aos padrões de formatação da ABNT.

     

    No Encontro de Iniciação Científica e no Seminário de Extensão, os trabalhos aprovados serão apresentados exclusivamente na forma de pôster (painel de 90 cm X 100 cm) e, na Mostra de pós-graduação, os trabalhos aprovados poderão ser apresentados na forma de pôster (painel) ou comunicação oral, de acordo com a submissão prévia.  Os pesquisadores inscritos poderão participar de apresentações culturais, minicursos, simpósios, mesas-redondas, seminários e palestras, nos quais atuarão departamentos e institutos, programas de pós-graduação e grupos de pesquisa.

     

    A Universidade de Taubaté promove eventos científicos com o objetivo de estimular o desenvolvimento de pesquisas entre seus alunos, nas três grandes áreas do conhecimento (Biociências, Ciências Humanas e Ciências Exatas). Realizado desde 1996, o Enic é voltado para alunos de cursos de Graduação. Já a Mostra de pós-graduação, realizada desde 2000, é destinada aos alunos de cursos de especialização, mestrado e doutorado. Desde 1996, foram publicados, nos dois eventos, mais de 10 mil trabalhos. Além disso, o último censo do CNPq, realizado em 2004, apontou a UNITAU como um dos principais centros de pesquisa do País.