UESC realiza três importantes eventos de comunicação.


    De 8 a 13 de novembro a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sedia a VIII Semana de Comunicação (Secom), promovida pelo curso de Comunicação Social Rádio/TV, que traz a temática “Comunicação e Artes”; a XIII Conferência Brasileira de Folkcomunicação: “Esteja à gosto: Sabores e saberes populares” e o IV Encontro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura:  Barroco e Mestiçagem da PUC de São Paulo: “Corpo, Mídia, Cidade: Tensões e Traduções”. Acadêmicos e profissionais da área podem se inscrever até o dia 01 de novembro através do site: www.folkcom2010.wordpress.com.

     

    A VIII Semana de Comunicação (Secom), que leva o tema “Comunicação e Artes”, é um evento permanente que permite aos alunos e professores do Curso de Comunicação Social da UESC trocarem experiências e conhecimentos com profissionais e pesquisadores da área de Comunicação. Os participantes têm a oportunidade de entrar em contato com os temas contemporâneos que estão sendo debatidos nos principais centros universitários do país. A Secom será realizada entre os dias 8 e 10 de novembro.

     

    A XIII Conferência Brasileira de Folkcomunicação: “Esteja à gosto: Sabores e saberes populares” faz parte da Rede Folkcom – Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação, que é uma organização de pesquisadores brasileiros que trabalham para o desenvolvimento de atividades ligadas à teoria da Folkcomunicação. A Rede realiza anualmente uma Conferência Internacional que tem por objetivo promover a discussão e o debate sobre as pesquisas no campo da Folkcomunicação no Brasil e no mundo. Nesta décima terceira edição do evento a proposta é destacar a Folkcomunicação gastronômica como processo de afirmação cultural e de expressão de saberes específicos de grupos sociais diversos. A conferência acontecerá no período de 10 a 13 de novembro.

     

    O IV Encontro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem – PUC/SP: “Corpo, Mídia, Cidade: Tensões e Traduções” faz parte das atividades permanentes do grupo coordenado pelo Professor/Dr. José Amálio de Branco Pinheiro, que reúne o participantes do grupo para um ciclo de debates, apresentações de resultados de pesquisa e palestras com o objetivo de investigar os processos de comunicação, que por sua dinâmica, podem ser entendidos como específicos do barroco latino-americano. A ênfase das pesquisas recai sobre a complexidade dos objetos e também sobre como proporcionam singulares modos de conhecimento da realidade.

     

    Os eventos vão reunir autores reconhecidos na área que participarão de minicursos, mesas-redondas e palestras sobre os temas em questão, como José Marques de Melo, Maria Cristina Gobbi, Betânia Maciel, Osvaldo Meira Trigueiro, Cristina Scmidht, Fábio Rodrigues Corniani, Luiz Custódio da Silva, José Amálio de Branco Pinheiro, Roberto Benjamin, Severino Lucena Filho, entre outros. Os organizadores esperam cerca de mil pessoas vindas de todo o Brasil.