UNITAU abre 1ª Semana de Literatura Infanto-juvenil, Games e Artes de Taubaté.


     

                A Universidade de Taubaté (UNITAU) abre neste sábado, dia 9 de outubro, a 1ª Semana de Literatura Infanto-juvenil, Games e Artes (Seliga), festa cultural e artística a partir da literatura e de games criativos que oferecerá mais de 150 atividades gratuitas e abertas ao público no Departamento de Arquitetura da Universidade, no Sítio do Pica-pau Amarelo e na Casa da Criança.

     

    Promovida pela UNITAU em parceria com o Instituto Todo Mundo e a Cidade do Conhecimento da USP, grupo de pesquisa que desenha e implementa iniciativas de emancipação digital, a Seliga é o primeiro evento que celebra o título de Taubaté como capital da literatura infanto-juvenil, colocando a cidade em evidência como um importante polo de discussão literária e de manifestações culturais e multimídia. “O evento chama a atenção da população de Taubaté e do Vale do Paraíba para a importância da leitura, incentivando o hábito de ler e estimulando a formação de um maior número de leitores. Ao promovendo um evento como esse, a UNITAU quer cumprir sua função social e de ensino estimulando a leitura junto a todos os segmentos da sociedade. Uma pessoa com informação participa da construção da realidade”, afirma o Pró-reitor de Extensão e relações Comunitárias da Universidade, Prof. Dr. José Felício Goussain Murade.

     

    Durante todo o evento, o público poderá participar de atividades voltadas à literatura infanto-juvenil como oficinas, gincanas, teatro, cinema, livraria, música, brincadeiras, contação de histórias, encontro com autores e games, além de palestras, debates e mesas-redondas para discussões sobre temas da infância e juventude, memória e educação. A mesa de abertura será neste sábado, dia 9, com a presença do Reitor, Prof. Dr. José Rui de Camargo, do Pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Prof. Dr José Felicio Goussaim Murade, do pesquisador Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da USP e curador da Seliga, do Professor Luiz Otávio de Santi, do Instituto Todo mundo, também curador do Seliga, e do Professor José Luiz Goldfarb, curador da Prêmio Jabuti, mais importante premiação literária do Brasil. Realizada às 19h, no Departamento de Arquitetura, o debate será seguido de uma apresentação do Grupo Paranga e de Luiz Perequê, encerrando a programação do primeiro dia de atividades do evento.

     

    CONVIDADOS

    Com o objetivo transformar Taubaté em uma referência na área de literatura e artes – assim como Paraty, com a Flip, e São Francisco Xavier, com o Festival da Mantiqueira – a primeira edição da Seliga conta com convidados ilustres que participarão de palestras e debates culturais abertios ao público. Dentre os nomes confirmados, estão escritores e ilustradores como Fanny Abramovich, Marcelo Coelho, Carmen Lúcia Azevedo, Eugenio Bucci, Marcelo Cipis, Conceição Molinaro, Pollyana Gama, Vanessa Campos, Marco Bin, o cineasta Doca Corbett, o quadrinista Jão Garcia e João Luiz Machado, do projeto Curta na Escola, da Petrobrás.

     

    A Seliga conta ainda com tenda da livraria Letras do Vale, com exposição de jornais escolares da região do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da UNITAU, e com oficinas de culinária que ensinarão os segredos das famosas receitas da Tia Nastácia.