Universidade Estadual da Paraíba participa de Consenso Internacional sobre Termografia Médica.


     

    A Universidade Estadual da Paraíba participou com dois trabalhos do Consenso Internacional em Termografia Médica (ICGMT) 2010, realizado no último final de semana em Fortaleza-CE. O evento funcionou concomitantemente ao 1º Simpósio do Grupo Internacional para o Desenvolvimento da Tomografia Médica (IWGMT) e ao 1º Encontro da Pós-graduação em Termologia Clínica e Termografia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFM/USP).

     

    Representando a Instituição e apresentando os trabalhos estava a professora Railda Shelsea do Nascimento, do Departamento de Fisioterapia da UEPB. A docente apresentou a sua primeira atividade “Diagnóstico e avaliação dos linfedemas por termografia infravernelha” no Encontro do HCFMUSP, na última semana. No dia 09 deste mês, foi exibido pela pesquisadora, no Painel de Temas Livres, o trabalho intitulado “Auxiliary diagnosis of post-radiotherapy linphedema in mastectomized women by thermography” (Diagóstico auxiliar por termografia de linfedema pós-radioterapia em mulheres mastectomizadas, em tradução livre).

     

    Ambas as exposições configuram-se como resultado de pesquisa desenvolvida pela professora desde a época do seu doutorado. Atualmente, a professora prossegue com suas atividades no Laboratório de Nanobiotecnologia em Saúde, que funciona no Hospital da FAP e serve de espaço para atuação em pesquisa e extensão a alunos e professores da UEPB.

     

    O Laboratório possui um equipamento de alta tecnologia – uma câmara termográfica – equipamento único no Nordeste. O aparelho permite, através de captação de radiação infravermelha, uma análise comparativa das alterações térmicas do corpo humano e com isso, auxilia o diagnóstico de várias patologias, inclusive de câncer de mama.