UESC colocará em operação supercomputador.


     

    Na próxima segunda-feira (18) a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC vai disponibilizar aos seus pesquisadores uma nova ferramenta. Trata-se do Centro de Armazenamento de Dados e Computação Avançada da Uesc (CACAU).

     

    Segundo o Dr. Adriano Hoth Cerqueira, professor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologicos (DCET) “o supercomputador “CACAU” é uma solução em computação de alto desempenho com 160 núcleos de processamento e grande capacidade de cálculo e armazenamento de dados.

     

    O “CACAU” deverá servir de apoio aos pesquisadores e alunos na solução de problemas que envolvam cálculos numéricos complexos, além de prover espaço para armazenar parte de sua produção científica de forma segura e confiável.

     

    O equipamento será apresentado à imprensa e à comunidade acadêmica, no NBCGIB - Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas, onde está instalado, às 9h30min e às 10 horas, no auditório do 5ª andar da Torre Administrativa, quando a equipe que coordenou o projeto fará uma explanação sobre a capacidade do equipamento e os softwares disponíveis.

     

    O projeto tem o apoio da FINEP/MCT, através de seus editais infraestruturantes O site do “CACAU” pode ser visto em http://nbcgib.uesc.br/cacau