47º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM começa na quarta-feira.


    No período de 20 a 22 de outubro, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sediará o 47º Fórum Nacional de Reitores da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). O evento terá como tema central “Mobilidade Acadêmica”, com a participação dos dirigentes das 43 instituições filiadas. A solenidade de abertura acontecerá no dia 20, às 20h, no auditório Mário Ribeiro da Silveira.

     

    A abertura deve contar com a participação do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal, representando o governador, Antonio Anastasia; da secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, representando o ministro da Educação, Fernando Haddad; do presidente da Fapemig, Mário Neto Borges, além de diversas autoridades e convidados.

     

    Segundo o presidente da ABRUEM, Antonio Joaquim Bastos da Silva, o fórum da associação é um espaço de discussão que objetiva a busca permanente da qualidade do ensino superior. Ele chama atenção também para o tema do encontro em Montes Claros. “Tratar da mobilidade acadêmica é de fundamental importância, tendo em vista que o intercâmbio do conhecimento faz parte de um processo que tem como objetivo o fortalecimento das universidades”, ressaltou o reitor Bastos da Silva.

     

    O reitor da UNIMONTES, Paulo César Gonçalves de Almeida, destaca que a escolha da instituição para sediar o 47º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM “é um fato que nos deixa orgulhosos e demonstra o reconhecimento e o carinho com que a nossa universidade é tratada pelas instituições congêneres”. Ele lembra que é, também, confirmação de prestígio, sendo esta a segunda vez que a instituição sedia o encontro.  “A nossa expectativa é que o fórum atenda aos anseios da comunidade universitária nacional nas mais diversas áreas do ensino, da pesquisa, da extensão e da prestação de serviços”, conluiu o reitor.

    Clique aqui para conferir a programação do Fórum.