Fórum de Reitores da ABRUEM debate a 'Mobilidade Acadêmica'.


    Ontem (20) à noite foi realizada a abertura oficial do 47º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM. A solenidade ocorreu no auditório Mário Ribeiro da Silveira, prédio 6 do campus-sede da UNIMONTES. Presentes na abertura estavam reitores, pró-reitores e assessores das universidades filiadas, além de autoridades civis, professores, acadêmicos servidores e convidados. A edição deste ano do Fórum tem como tema central a ‘Mobilidade Acadêmica’.

    O 47º Fórum Nacional de Reitores é uma promoção da ABRUEM, realizada em conjunto com a UNIMONTES e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (FADENOR).

     “Este evento deve ser visto como um dos mais importantes passos rumo à modernidade de nossas universidades, abrindo caminho para a internacionalização da educação superior brasileira, ao lado das melhores universidades do mundo”, ressaltou durante a solenidade, o presidente da ABRUEM, Antonio Joaquim Bastos da Silva.

    Na ocasião Antonio Joaquim ainda destacou a importância das universidades estaduais e municipais no cenário nacional. “Atualmente, as universidades ligadas à ABRUEM respondem por pelo menos 50% do conjunto das instituições de ensino superior do país”. E projetou: “se concretizarmos as conquistas que projetamos pelos próximos cinco anos, certamente chegaremos ao patamar das universidades federais brasileiras, em todos os sentidos”.

    Representante do Ministro da Educação, Fernando Haddad, a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Maria Paula Dallari Bucci anunciou durante a solenidade que, a partir do ano que vem, está definida a redução dos percentuais de contrapartida dos estados e municípios nos convênios entre a União e as Universidades. “A questão está acertada entre os ministérios da Educação e do Planejamento e, por si só, cumpre uma questão de justiça às instituições, em especial às vinculadas à ABRUEM”.

     

    Clique aqui para conferir as fotos do 47º Fórum.

    Clique aqui para conferir a programação do 47º Fórum.