Acontecem nesta quinta-feira eleições para reitor e vice-reitor na Unimontes.



    Nesta quinta-feira (4/11), serão realizadas as eleições diretas para a composição das listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – Gestão 2010/2014. A votação será no horário das 8 às 22 horas, no campus-sede, nos 11 campi do Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, além das demais unidades em Montes Claros e no escritório de representação em Belo Horizonte.

     

    De acordo com as regras do processo eleitoral, o voto na universidade é paritário: professores (peso de 70%), servidores técnico-administrativos (15%) e acadêmicos (15%), Após a apuração dos votos pela Comissão Eleitoral, na próxima terça-feira (9/11), o Conselho Universitário vai se reunir para homologar o resultado.

     

    Logo em seguida, as listas tríplices para reitor e vice-reitor serão encaminhadas ao governador do Estado, para a nomeação dos futuros dirigentes da instituição que deverá acontecer até 4 de dezembro, quando termina a atual gestão do reitor Paulo César Gonçalves de Almeida.

     

    Ao todo, estão aptos a participar do processo eleitoral cerca de 13,2 mil pessoas, sendo que 1,4 mil professores, 1,3 mil funcionários técnico-administrativos e 10,5 mil alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, de pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu) , de educação profissional de nivel técnico, presenciais e a distância. Cada professor, servidor técnico-administrativo ou aluno deverá votar na respectiva unidade onde é lotado.

     

    LOCAIS DE VOTAÇÃO - No campus-sede, as sessões de votação serão instaladas nos prédios dos centros de ensino (1, 2, 3 e 6), na Biblioteca Central Professor Antonio Jorge (prédio 4) e na sede da Reitoria (prédio 5). Ainda em Montes Claros, haverá urnas no Hospital Universitário Clemente de Faria, Policlínica Doutor Hermes de Paula e no Centro do Ensino Médio e Fundamental (CEMF).

     

    A votação também acontecerá nos campi de Almenara (Vale do Jequitinhonha), Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e São Francisco (Norte de Minas) e Paracatu e Unaí (Noroeste), além do Núcleo de Joaíma (Vale do Jequitinhonha) e do Escritório de Representação da Unimontes (ERU) em Belo Horizonte.

     

    Os candidatos a reitor e vice-reitor concorrem indistintamente, sem a formalização de chapas. Porém, os nomes deles vão aparecer na mesma cédula. Haverá uma diferenciação de cédulas por cores, por cada categoria: rosa (professores), branca (alunos) e azul (servidores técnico-administrativos).

     

    Pelas regras do processo eleitoral (definidas pelo Conselho Universitário), aqueles que tiverem mais de um cargo na instituição – professor e servidor técnico-administrativo -, deverão votar uma única vez, prevalecendo a categoria de maior peso.

     

    A apuração dos votos será feita nesta sexta-feira (5/11), a partir das 8 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do Campus Universitário).

     

    OS CANDIDATOS- Concorrem ao cargo de reitor da Unimontes os professores João dos Reis Canela, Itagiba de Castro Filho e Otoni Caribé da Cunha. Os candidatos a vice-reitor são os professores Maria Ivete Soares de Almeida, Rômulo Soares Barbosa e Tânia Marta Maia Fialho.