UERGS participa do SiSU para entrada de alunos em 2011/01.


     

    A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) está participando neste ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A adesão da instituição ao sistema do Ministério da Educação será para as vagas ofertadas no primeiro semestre de 2011. Serão oferecidas 422 vagas em 7 cursos.

     

    Além dessas vagas, para o primeiro semestre do ano que vem, a universidade irá oferecer 80 vagas para os 4 cursos de licenciatura realizados em convênio com a Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte). A seleção de candidatos da UERGS/Fundarte acontecerá através do resultado do ENEM e prova de habilitação específica, regularizado por meio de um edital que será publicado no dia 29 deste mês.

     

    A UERGS tem ensino gratuito e reserva 50% das vagas para candidatos de baixa renda familiar (hipossuficientes) e 10% para portadores de deficiência.

    Para que os candidatos possam concorrer às vagas da instituição, é necessária a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), previstas para aplicação nos dia 6 e 7 de novembro deste ano.

     

    Após o resultado do Exame, que está previsto para ser divulgado até o dia 15 de janeiro de 2011, o candidato deverá realizar a inscrição para o curso pretendido entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2011. A primeira chamada acontecerá em 22 de janeiro e a matrícula, que será realizada somente no Departamento de Ingresso, Controle e Registro Acadêmico (DECOR), da UERGS, está marcada para os dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2011.

     

    Avaliação das provas

    As provas do ENEM realizadas pelos candidatos serão avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pelo SiSU.

     

    Cada prova terá um peso específico, conforme o curso escolhido pelo candidato. Para concorrer a uma vaga na UERGS, o futuro acadêmico deverá atingir no mínimo 400 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na prova de redação.

     

     

    Cursos oferecidos

    Para o primeiro semestre de 2011 a Uergs está oferecendo os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, em Erechim (22 vagas), em Tapes (40 vagas) e em Três Passos (40 vagas); Administração (Gestão Pública), em Frederico Westphalen (40 vagas) e em Porto Alegre (40 vagas); Engenharia de Sistemas Digitais, em Guaíba (40 vagas); Tecnologia em Agroindústria, em Ibirubá (40 vagas); Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, em Novo Hamburgo (40 vagas) e em Santa Cruz do Sul (40 vagas); Engenharia em Energia, em Novo Hamburgo (40 vagas); Tecnologia em Automação Industrial, em Novo Hamburgo (40 vagas).

     

     

    Vagas nos cursos da UERGS/Fundarte - Montenegro

    Além das 422 vagas da Uergs, estão sendo oferecidas 80 vagas nos 4 cursos ministrados na Fundarte: Artes Visuais, Dança,Teatro e Música, todos cursos de licenciatura. A seleção da UERGS/Fundarte será através da nota do ENEM e prova de habilitação específica. Conforme o cronograma, no dia 29 de outubro será publicado o edital para as vagas dos cursos. Entre os dias 3 e 30 de novembro, os candidatos poderão realizar a inscrição no polo da Uergs em Montenegro e no DECOR, na sede da reitoria em Porto Alegre. As provas de habilitação específicas acontecerão de 4 a 7 de janeiro de 2011. Após a classificação no ENEM e do resultado da prova específica, os aprovados farão a matrícula entre os dias 26 a 28 de janeiro, exclusivamente no DECOR, em Porto Alegre.