Encontro destaca a produção de pesquisas e a integração entre cursos de Odontologia.


    A importância da realização de eventos sobre pesquisa, contribuindo com a melhoria dos serviços de Odontologia oferecidos à comunidade regional, foi destacada pelo vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João Canela, na solenidade de abertura oficial do 3º Encontro Científico de Odontologia (ECO), na noite dessa quarta-feira (17), na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/Regional de Montes Claros).

     

    “A Unimontes se destaca pela qualidade do ensino oferecido, incluindo a produção científica e, ao mesmo tempo, pelos serviços assistenciais prestados à comunidade das regiões onde atua diretamente”, completou o vice-reitor. O 3º ECO é organizado conjuntamente por professores e acadêmicos dos cursos de Odontologia da Universidade e das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), com o apoio da ABO/Montes Claros e do Conselho Regional de Odontologia (CRO/MG).

     

    Paralelamente, estão sendo realizadas a 10ª Jornada Odontológica e a 9ª Mostra Científica do curso de Odontologia e o 2º Encontro do Pró-Saúde e PET/Saúde – todos da Unimontes -; o IX Encontro de Integração Odontologia, CRO/MG e Comunidade; a Jornada Odontológica da Funorte e o IV Congresso de Odontologia da ABO/Regional de Montes Claros.

     

    Conforme o professor Manoel Brito Júnior, chefe do departamento de Odontologia (Unimontes) e também vice-presidente da ABO local, um dos objetivos do evento está sendo cumprido: “estreitar o convívio entre professores, acadêmicos e profissionais da área da Odontologia com os demais setores da área da saúde”.

     

    Ainda durante a abertura, o vice-reitor João Canela ressaltou a importância da capacitação de profissionais na área de saúde, destacando as ações desenvolvidas pelo Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da instituição. Ele enalteceu a parceria da universidade com outras faculdades e entidades ligadas ao setor odontológico, frisando que “essa união de forças é necessária para que modifiquemos o quadro social e cultural da região”.

     

    Houve, ainda, manifestações da delegada do CRO/MG; professora Jussara Melo; do coordenador do curso de odontologia da Funorte, professor Altair Soares de Moura; e do presidente da ABO/Regional de Montes Claros, professor Robertson Wagner Carvalho Batista. Todos enalteceram a realização do evento.

     

    Logo depois da abertura oficial, foi ministrada a palestra “Perspectivas para o mercado de trabalho na Odontologia em Minas Gerais”, pelo presidente do CRO/MG, professor Arnaldo de Almeida Garroucho. A programação oficial se encerra neste sábado (20), na sede da Delegacia do CRO/MG e nas dependências do Ibituruna Shopping.