Reitor e vice-reitora da Unimontes tomam posse nesta segunda-feira para a gestão 2010/2014.


    Nesta segunda-feira (6), às 10 horas, aconteceu a solenidade de posse do novo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela (atual vice-reitor), juntamente com a nova vice-reitora, professora Maria Ivete Soares de Almeida. O evento será no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede), com a participação da comunidade universitária, autoridades civis e militares e convidados.

     

    O professor João Canela estará sucedendo ao professor Paulo César Gonçalves de Almeida, reitor nas gestões 2002/2006 e 2006/2010. Ainda nesta segunda-feira, será inaugurada sua fotografia na galeria dos ex-reitores, na sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, às 11 horas.

     

    No dia 4 de novembro, foi realizada a eleição junto à comunidade acadêmica para a escolha dos dirigentes da Unimontes para a próxima gestão e que teve como vencedores os professores João dos Reis Canela e Maria Ivete. O resultado oficial foi homologado pelo Conselho Universitário no dia 9 seguinte e, no dia 24 de novembro, eles foram nomeados pelo governador Antonio Anastasia. Os atos foram publicados no Diário Oficial “Minas Gerais” em 25 de novembro.

     

    O professor João dos Reis Canela é o terceiro reitor a ser empossado na Unimontes desde quando a instituição foi estadualizada pela Constituição Mineira, promulgada em 20 de setembro de 1989. Além do professor Paulo César Gonçalves de Almeida (dezembro de 2002 a dezembro de 2010), o cargo de reitor também foi ocupado pelo professor José Geraldo de Freitas Drumond (setembro de 1989 a dezembro de 2002).

     

    Considerando todo o período da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), antecessora da Unimontes, o professor João Canela é o sexto dirigente da instituição a tomar posse. Ocuparam a direção da antiga FUNM os professores João Valle Maurício (janeiro de 1965 a outubro de 1978), Fernando Dias Costa (outubro de 1978 a dezembro de 1979), Raimundo Poincaré Deusdará (janeiro a abril de 1980), Raimundo Rodrigues Avelar (abril de 1980 a abril de 1988) e José Geraldo de Freitas Drumond (abril de 1988 a setembro/1989 - época da transformação em universidade estadual).

     

    João dos Reis Canela

    O professor e médico João dos Reis Canela, 61 anos, é egresso da Unimontes. Graduou-se em medicina pela segunda turma da antiga Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed) da FUNM. Além de clínico geral, é pesquisador, desenvolvendo estudos específicos nas áreas de infectologia e medicina intensiva. Por 23 anos, integrou o grupo de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas de Montes Claros. É professor-assistente do curso de medicina nas áreas de clínica médica, doenças infecciosas e parasitárias.

     

    Atua como preceptor de Clínica Médica no Programa de Residência Médica e do curso de Medicina, sendo, também, responsável pelo serviço ambulatorial de referência em doenças infecciosas e parasitárias do Hospital Universitário Clemente de Faria da Unimontes.

     

    João Canela é ex -diretor do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS) e do Centro do Ensino Médio e Fundamental (CEMF) da Unimontes, além de ex-presidente da Associação Mineira de Educação Médica de Minas Gerais/AMMG. Em 2006, foi eleito vice-reitor da Unimontes, ao lado do professor Paulo César de Almeida (reitor). Na atual gestão, exerceu também o cargo de superintendente do Hospital Universitário.