Universidade portuguesa propõe novas parcerias com a Unimontes.


    A Universidade portuguesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) quer a ampliação do convênio de cooperação técnico-científica que possui com a Universidade Estadual de Montes Claros. A proposta foi apresentada pelo professor José Jacinto Vasconcelos Raposo, representante da instituição europeia, durante reunião com o reitor João dos Reis Canela, nessa quarta-feira (2), no campus-sede da Unimontes.

     

    No primeiro momento do encontro, o reitor João Canela destacou que as duas instituições já possuem um convênio, mas que se expirou em 2009. Além de sugerir a renovação do mesmo, destacou a importância da proposta oferecida pela UTAD para sua ampliação. No entanto, evidenciou que a demanda sobre áreas e ações será definida em consulta junto à comunidade acadêmica.

     

    Unimontes, UTAD e Harvard

     

    Além de reconhecer a necessidade imediata de revalidação do convênio, o professor José Jacinto Raposo apresentou uma das propostas que considera entre as mais importantes para sua ampliação: o desenvolvimento de pesquisas em Psicologia do Desporto, Exercício e Saúde, áreas nas quais atua diretamente na UTAD, localizada no município de Vila Real, no Norte de Portugal.

     

    Segundo ele, a universidade portuguesa trabalharia junto ao Grupo Integrado de Estudos em Psicologia do Desporto, Exercício, Saúde Ocupacional e Mídia (GIEPSOM), do curso de educação física da instituição mineira, também com participação direta de pesquisadores norte-americanos do Programa de Pesquisa sobre Depressão e Ansiedade, da Universidade de Harvard.

     

    José Jacinto referendou o convite para que o reitor conheça o campus-sede da UTAD ainda neste ano e sugeriu que seja mais intensa a formação de pesquisadores na Unimontes nas áreas do Esporte, Exercício e Saúde, através dos programas de mestrado e doutorado.

     

    “O fomento à formação de pesquisadores vem ao encontro dos propósitos da atual gestão de promover cada vez mais a capacitação do seu corpo docente”, disse o professor João Canela. Ele completou: “a parceria com a UTAD significa também que estamos reforçando o processo de internacionalização da Unimontes, através de projetos de investigação científica”.

     

    O professor Jaime Tolentino Miranda Neto, do curso de Educação Física da Unimontes, também acompanhou o encontro.