Cursos de Direito da UEPB obtêm nota satisfatória em Exame Nacional de Desempenho de Estudante.

     

    Os cursos de direito dos Campi I e III da Universidade Estadual da Paraíba, instalados respectivamente em Campina Grande e Guarabira, obtiveram conceito 4,0 através de avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), referente ao ano de 2009. A média é tida como satisfatória pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que leva em consideração fatores como nota do aluno na prova e infraestrutura da Instituição.

                

    Para o diretor do Centro de Humanidades (CH) do Campus de Guarabira, Belarmino Mariano Neto, o bom desempenho do curso de direito se deve, especialmente, ao esforço coletivo que vem sendo estabelecido por diversos segmentos da Universidade. A intenção, segundo Neto é de que os graduandos saiam da sala de aula e participem de congressos, oficinas, promovam atendimentos à população e voltem-se à prática do saber apreendido.  

                

    O diretor lembrou, ainda, que recentemente o curso de direito estabeleceu parcerias com a Ordem dos Advogados do Brasil da Paraíba (OAB-PB), por meio do Escritório Modelo de Práticas Jurídicas, tendo em vista o acompanhamento de processos. Com foco no aperfeiçoamento dos acadêmicos interessados, o Centro de Humanidades está finalizando a elaboração de um edital para especialização em Direitos Fundamentais e Democracia, que será ministrada este ano.

     

    Os resultados de tantos esforços vêm sendo comprovados não apenas pelas avaliações do Enade. Só em 2010, 18 alunos de direito do Campus de Guarabira foram selecionados para a função de estagiários no Ministério Público da Paraíba. Além disso, outros 15 estudantes foram escolhidos para atuar como voluntários em um projeto de assistência jurídica, participando do acompanhamento processual de apenados, a partir de convênios com o Tribunal de Justiça (TJ-PB).