UENF se prepara para eleger novo reitor.

     


     

    Três chapas vão disputar a quarta eleição direta para reitor da UENF e a terceira posterior à sua autonomia universitária. As candidaturas, homologadas pelo Conselho Universitário da UENF (CONSUNI) na última terça-feira, 08/02, são as seguintes: chapa 10 (Telma Nair Santana Pereira/Carlos Eduardo Novo Gatts); chapa 12 (Flávio Costa Miguens/Carlos Eduardo Veiga de Carvalho); e chapa 15 (Silvério de Paiva Freitas/Edson Correa da Silva). Marcada em primeiro turno para o dia 15/03, a eleição vai definir quem vai substituir o reitor Almy Junior e seu vice, Abel Carrasquilla, pelos próximos quatro anos - a partir de julho deste ano.

     

    A eleição vai envolver toda a comunidade universitária. Em sintonia com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e com o Plano Orientador da UENF - ambos de autoria do idealizador da Universidade, Darcy Ribeiro - o voto dos professores tem o peso de 70% na votação. Os 30% restantes estão distribuídos entre estudantes (15%) e técnicos-administrativos (15%). Se houver necessidade de segundo turno, ele será realizado em 29/03.

     

    Haverá debate entre os candidatos no dia 02/03, quarta-feira, às 15h, no Anfiteatro do Centro de Convenções da UENF. Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, professor Manuel Vazquez Vidal Junior, o formato do debate será definido até a próxima semana. Haverá apenas um debate no primeiro turno e outro no segundo turno.

     

    Candidatos

     

    Segundo os dados constantes da Plataforma Lattes do CNPq, a professora Telma Nair Santana Pereira (chapa 10) atua no Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV) do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF. É graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia, mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutora em Melhoramento de Plantas pela Iowa State University. Seu vice, o professor Carlos Eduardo Novo Gatts, atua no Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UENF. Gatts é graduado e mestre em Física pela UFRJ e doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFRJ.

     

    Vinculado ao Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT) do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da UENF, o professor Flávio Costa Miguens (chapa 12) é graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II, mestre em Histologia e Embriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Biofísica (Biofísica Celular) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Seu vice, Carlos Eduardo Veiga de Carvalho, atua no Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) do CBB. Ele é graduado em Ciências Biológicas pela UFRJ, mestre e doutor em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

     

    Já o professor Silvério de Paiva Freitas (chapa 15) é vinculado ao Laboratório de Fitotecnia do CCTA/UENF. Ele é graduado em Agronomia, mestre e doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. O candidato a vice em sua chapa, Edson Correa da Silva, atua no LCFIS/CCT. Ele é graduado, mestre e doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado na Ruhr-Universitaet Bochum