Dinter em direito da UEPB lança edital para seleção de doutorado.


     

    O novo Doutorado Interinstitucional em Direito (Dinter UERJ/UEPB) acaba de lançar o edital do processo seletivo para preenchimento de 15 vagas. O doutorado foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no ano passado e resulta de convênio entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual da Paraíba. “O Dinter em Direito marca a consolidação da parceria entre as duas instituições públicas estaduais, iniciada com a aprovação junto a Capes do Dinter em Educação, responsável pela capacitação docente de professores da UEPB em um dos três programas de pós-graduação na área, no Brasil, com conceito sete, a nota máxima”, afirmou a reitora Marlene Alves Sousa Luna. Os cursos com conceito seis e sete são considerados de padrão internacional.

     

    O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da UERJ, responsável pelo Dinter, foi um dos quatro programas na área de ciências jurídicas a receber da última avaliação da Capes, em 2010, o conceito seis. Segundo o parecer final da Comissão de Avaliação, a“produção do corpo docente, bem como a produção de teses e dissertações, somados aos critérios de inserção social, colocam o Programa acima da média dos demais programas do País e em nível de centros de excelência, na área, encontrados em diversas instituições no exterior.” Contribuiu para a obtenção do conceito a forte cooperação acadêmica e científica estabelecida com instituições de referência no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, que transformou o programa em núcleo de excelência, “com liderança e repercussão nacional e internacional”.

     

    Destacam-se entre os objetivos do programa a formação de docentes e pesquisadores de alto nível. Soma-se a isso a preocupação em desenvolver a pesquisa e o estudo aprofundado do Direito, a crítica doutrinária, legislativa e jurisprudencial e a produção, intercâmbio e divulgação científica de excelência. “O Dinter em Direito contribuirá, certamente, não apenas para a melhor qualificação dos professores da UEPB, como também para o avanço das ciências jurídicas na Paraíba e seu entorno, com significativas repercussões nas atividades de ensino e de investigação científica em nossas instituições”, explicou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB Marcionila Fernandes.

     

    O Doutorado em Direito UERJ/UEPB tem área de concentração em Transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade, com ênfase na linha de pesquisa Direito da Cidade. As inscrições ao processo seletivo se estenderão até o dia 4 de março, devendo ser efetuadas na Secretaria Operacional do Dinter, no Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, campus I, à Rua Coronel Salvino Figueiredo, s/n, Centro, Campina Grande, das 8 às 12h. Doze vagas são oferecidas aos professores efetivos da carreira do magistério, vinculados aos cursos de ciências jurídicas da UEPB, portadores de diploma de graduação em Direito e título de mestre. Além disso, duas vagas são destinadas aos professores das instituições públicas de ensino jurídico superior e uma vaga ao Tribunal de Justiça da Paraíba.

     

    O processo de seleção incluirá exame de proficiência em língua estrangeira, análise do projeto de tese, prova sobre o projeto de tese e entrevista. O início das aulas para os candidatos selecionados está marcado para o segundo semestre deste ano. O edital encontra-se disponível no site www.uepb.edu.br .