Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB convida professor do CEFET-RJ para ministrar palestra.

     

     A Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba promoverá no dia 14 de março, às 14h, uma aula inaugural com a presença do professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ), doutor Marco Antonio Braga. O evento é gratuito e ocorrerá no Auditório do Curso de Psicologia da UEPB, localizado no Campus I, em Campina Grande, sendo aberto a toda comunidade acadêmica e demais pessoas interessadas.

     

    Durante a palestra, Marco Antonio Braga abordará o tema “O papel da história das ciências na construção de um currículo interdisciplinar” e apresentará, ainda, os trabalhos desenvolvidos por ele junto ao Grupo Teknê-RJ, a exemplo da produção de materiais didáticos, cursos de formação de professores, atividades de difusão da ciência e da tecnologia.

     

    De acordo com a coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, professora Ana Paula Bispo da Silva, o tema em questão integra as pesquisas atuais em ensino. “Considerando a abrangência do assunto, a presença de docentes e discentes de diferentes áreas do conhecimento certamente enriquecerá o debate”, enfatizou.

     

    Mais sobre o Grupo Teknê

    Formado por professores que cursaram a graduação em Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Teknê é um grupo de estudos e intervenção educacional que procura desenvolver projetos no campo da disseminação da ciência e tecnologia. Nessas atividades, a história e filosofia das ciências são utilizadas como importantes ferramentas de reflexão sobre o papel da ciência no mundo moderno.

     

    Dentre as práticas efetuadas pelo Grupo, encontram-se a produção de livros e materiais didáticos de história e filosofia da ciência, cursos de formação de professores, consultoria no desenvolvimento de projetos educacionais interdisciplinares e produção de filmes científicos.