Secretário de Saúde Mário Toscano participa de aula inaugural no Centro de Ciências Biológicas da UEPB.

     

    O secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Mário Toscano de Brito Filho, esteve presente no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, na manhã da última terça-feira (01), onde ministrou uma aula inaugural no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

     

    Com o Auditório do Curso de Psicologia lotado, o evento marcou a retomada das atividades letivas do Centro no semestre 2011.1 e contou com a participação do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Rangel Junior, que representou a reitora Marlene Alves; do diretor do CCBS, professor Eduardo Barbosa Beserra; da diretora adjunta, professora Railda Fernandes; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB), Severino dos Ramos (Raminho); e do representante estudantil, Alisson Rony Ferreira Lucena.

     

    Na ocasião, o secretário Mário Toscano discorreu sobre o tema “Conjuntura atual da saúde no Estado da Paraíba”, contextualizando o quadro político e das ações da Secretaria da Saúde nos últimos meses. “Da gestão passada até agora encontramos grandes dificuldades e muitos problemas a resolver. Ao mesmo tempo em que estamos avaliando esses e outros pontos da Secretaria, temos que solucionar essas questões, intervir naquilo que é prioritário e nos eixos estruturantes da saúde na Paraíba”, disse.

     

    Ele citou, ainda, as adversidades enfrentadas pelos moradores do Sertão, que muitas vezes precisam se tratar contra o câncer em cidades como João Pessoa e Campina Grande e não têm condições de finalizar o tratamento devido à distância de suas cidades de origem. A partir disso, surgiu a ideia de construir um hospital nessa área, para atender a população sertaneja com mais facilidade.

     

    De acordo com o secretário, é importante ressaltar o interesse do governador Ricardo Coutinho em investir na UEPB como Instituição parceira do Estado, primando pelo seu crescimento e desenvolvimento.

     

    Para o diretor Eduardo Beserra, atividades de recepção de alunos novatos, como essa aula inaugural, são bastante positivas, pois além de reunir o alunado, congregam também professores, chefes de departamento e toda a comunidade acadêmica.

     

    “Trazer o secretário Mário Toscano para discutir a questão da Saúde na academia foi muito importante e gerou grande interesse dos participantes. São eventos assim que vêm para aprimorar cada vez mais a discussão sobre temas relevantes no CCBS, apresentar setores onde a UEPB pode estar presente e fazer com que os novos graduandos conheçam quais os papéis da Universidade e que caminhos os estudantes poderão seguir”, afirmou o professor Eduardo.

     

    Ao fim da aula inaugural, houve uma apresentação da Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa, da Prefeitura Municipal de Campina Grande, que trouxe músicas populares consagradas pelo público paraibano.