Alunos de Biologia da UNITAU realizam trabalho de conscientização ambiental.


     

    Alunos de Ciências Biológicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) retomaram suas atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), neste início de março. Em parceria com a Sabesp, os futuros biólogos desenvolveram um trabalho de conscientização ambiental para estudantes da Escola Estadual Jacques Félix, localizada na Vila Albina, em Taubaté.

     

    O projeto, que teve uma parte teórica e outra prática, envolveu sete estagiários do Pibid e cerca de 50 alunos do Ensino Médio. Coordenadora do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UNITAU, aProfessora Doutora Marisa Cardoso foi a responsável pela ação educativa ao lado do supervisor do projeto na escola, o Professor Renato Cesar Cardoso Carnevalli.

     

    Primeiramente, os estagiários do Pibid realizaram uma palestra sobre a importância da reciclagem para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Com o objetivo de multiplicar o conhecimento, o grupo de estudantes da UNITAU também acompanhou os alunos da Escola Jacques Félix em visita à comunidade local, quando garrafas pet foram distribuídas entre os vizinhos.

     

    À ocasião, os moradores foram orientados a encher as garrafas com óleo de cozinha usado e devolvê-las para a escola, onde foi instalado um ponto de coleta. As garrafas serão recolhidas pela Sabesp, que as encaminhará para uma ONG de tratamento do óleo. Esse óleo será transformado em combustível e, inclusive, em ração para animais.

     

    Para a Professora Marisa, os futuros biólogos aprendem com ações desta natureza a ter respeito pela comunidade. “É importante essa integração entre a Universidade e a Escola. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) prepara o aluno para a realidade”, esclarece.

     

    A graduanda do último ano de Biologia na UNITAU e estagiária do Pibid, Gabriela de Oliveira de Ávila, acredita que esta foi uma experiência enriquecedora para sua profissão. “Fomos muito bem recebidos pelos alunos e pelos moradores vizinhos da escola. Esta é uma oportunidade de crescimento não só para eles, mas também para nós, que estudamos para nos tornar professores”, afirma.

     

    A coordenadora da Licenciatura de Ciências Biológicas da UNITAU, professora Doutora Marisa Cardoso, promove trabalhos referentes ao meio ambiente em três escolas estaduais na cidade de Taubaté. Em breve, mais uma escola será envolvida no projeto.

               

    PIBID

    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na UNITAU, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem por objetivo valorizar o magistério. Por meio de bolsas, os estudantes de licenciatura plena são incentivados a participarem de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, buscando a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.