Capes aprova mestrado em Educação da UEMS/Paranaíba.


     

    O mestrado em Educação proposto pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) em 2010, na cidade de Paranaíba, foi aprovado pela Capes. A notícia foi recebida com entusiasmo pelos organizadores do projeto que vêem no mestrado uma grande ferramenta de qualificação profissional e de melhoria da educação estadual.

     

    Com a aprovação da Capes, existe a previsão de que, já em 2011, o novo programa de mestrado abra vagas para sua primeira turma. De acordo com o Projeto Pedagógico do programa, a seleção de candidatos será realizada anualmente, com a oferta prevista de 15 vagas por turma.

     

    O mestrado está organizado em uma área de concentração – em Educação, Linguagem e Sociedade – e duas linhas de pesquisa: Linguagem, Literatura, Educação e Sociedade, que tem como objeto o estudo da ciência da linguagem, com ênfase nos estudos literários, do texto e ensino de línguas; e a linha de pesquisa Teorias e Práticas Educacionais, que focará no processo pedagógico do ensino/aprendizagem. Integram o corpo docente do novo mestrado 10 professores, todos doutores.

     

    “Essa é uma conquista importantíssima para o Estado e para a nossa região. Agora, além de formar professores para a educação básica que é a missão da UEMS, nós vamos capacitar profissionais para atuar na educação superior também”, diz Doracina Araujo que coordenará o mestrado.

     

    O fator geográfico também é uma vantagem oferecida pelo novo programa de pós-graduação, especialmente para quem vive na região do bolsão. Atualmente os mestrados em educação mais próximos ficam em Campo Grande e Araraquara, ambos a mais de 400 quilômetros de Paranaíba.