Reitor eleito visita Sect e Faperj.


                O reitor eleito da UENF, Silvério de Paiva Freitas, visitou hoje (quinta, 17/03/11), pela manhã, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj). Acompanhado do reitor Almy Junior, Silvério foi recebido pelo secretário Alexandre Cardoso e pelo presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques.

     

    Dois dias depois de ser eleito em primeiro turno, com maioria nos três segmentos da comunidade universitária, Silvério teve agenda cheia nesta quinta. Além do encontro com o secretário de Ciência e Tecnologia e com o presidente da Faperj, ele esteve à tarde na Assembleia Legislativa (Alerj) para participar das negociações que levaram a um acordo quanto à questão salarial da UENF.

     

    Logo no início da tarde, Silvério e Almy se reuniram com o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB). Em pauta, a questão salarial e outros pontos de interesse da Universidade para os próximos anos. Em seguida, Silvério e Almy participaram do encontro ampliado que selou o acordo em torno do pagamento dos 22% de reajuste, sendo metade (11%) já na próxima folha de pagamento e a outra metade em três parcelas mensais.

     

    A reunião teve a presença do presidente da Alerj, dos líderes de partidos, dos secretários de Ciência e Tecnologia e de Planejamento e Gestão (Sergio Ruy Barbosa Guerra) e de lideranças sindicais da UENF, entre outros.

     

    Aos 58 anos, Silvério é o quarto reitor eleito diretamente pela comunidade universitária. Ele teve 71% dos votos válidos entre os técnicos-administrativos, 62% entre os estudantes e 50% entre os docentes. A eleição foi realizada na última terça, 15/03, e a apuração avançou pelo início da madrugada. Quem não estava no Centro de Convenções pôde acompanhar os boletins parciais e o resultado final em tempo real pelo Portal da UENF.