Univali completa 22 anos como universidade.


     

    No dia 21 de março comemora-se o aniversário de 22 anos de instalação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). No entanto, no dia 22 de setembro também se festeja o aniversário da instituição. Já, no dia 16 de fevereiro também há um marco importante. O que significam cada uma dessas datas?

     

    “São várias as datas que marcam a história da Univali, mas não é difícil entender a importância de cada momento”, explica Eliane Campregher, responsável pelo Centro de Memória da Univali.

     

    Ela conta que a história da instituição tem como seu marco mais importante o dia 22 de setembro com a criação, em 1964, da Sociedade Itajaiense de Ensino Superior que, mais tarde, se tornaria a Fundação Univali.

     

    Eliane explica, ainda, a importância do dia 16 de fevereiro como marco na trajetória de evolução do ensino superior em Itajaí. “Nessa data, em 1989, houve o reconhecimento federal da instituição como universidade. A instalação, como tal, ocorreu no dia 21 de março com o nome Universidade do Vale do Itajaí”.

     

    Desde então, a Univali tornou-se uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras. Ela está presente ao longo do litoral Centro-Norte de Santa Catarina, em Balneário Piçarras , Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

     

    A instituição oferta mais de 70 cursos de graduação entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, compreendendo quase 26 mil alunos, oferecendo ensino desde a educação básica até a pós-graduação.

     

    Nesse universo atuam grupos de pesquisas e projetos de extensão, o que movimenta não só a comunidade acadêmica, mas também a população do seu entorno. Além disso, mantém o Hospital Universitário Pequeno Anjo, o Laboratório de Análise e Produção de Medicamentos, a Rádio Univali FM, a TV Univali, uma editora, e convênios com universidades em todo o mundo.