Empossados diretores de centros da Unimontes para a gestão 2011/2015.

     

    Realizada na noite dessa sexta-feira (18), a solenidade de transmissão de cargos e de posse dos novos diretores de centros da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - gestão 2011/2015 -, nomeados pelo reitor João dos Reis Canela após as eleições para composição da lista tríplice em cada unidade.

     

    Foram empossados os professores Paulo César Mendes Barbosa, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Victor Martins Maia, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET); e Maria das Mercês Borém Corrêa Machado (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde). O professor Antônio Wagner Veloso Rocha, nomeado diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), não pôde comparecer à solenidade por motivo de força maior e será empossado oportunamente.

     

    A cerimônia presidida pelo reitor João Canela contou com a presença do secretário de Estado de Trabalho e Emprego, deputado Carlos Pimenta, que representou o governador Antonio Anastasia. Também estiveram presentes integrantes da administração superior da universidade, outras autoridades, professores, alunos e convidados.

     

    Importância estratégica

    O reitor João Canela enalteceu a importância da atuação dos diretores de centros, “cujo desempenho facilitará o trabalho dos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos”. Agradeceu o apoio que a universidade tem recebido do Governo de Minas e das lideranças e da classe política regional. “Se não fosse esse apoio irrestrito e incondicional, a nossa instituição não conseguiria chegar à posição de vanguarda do ensino superior em que se encontra”.

     

    Destacou ainda que a Unimontes teve sua primeira reorganização administrativa através da Lei Estadual 11.517/94, mas que vem ao longo dos anos discutindo novas formas de estruturação, para a autonomia e soberania dos diversos centros de ensino. Salientou que esta tem sido uma preocupação de sua gestão, juntamente com a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida. “Temos plena consciência dos desafios e do crescimento da nossa universidade. Mas vamos enfrentar as adversidades com muita abnegação e competência”, salientou.

     

    O professor Sebastião José Vieira Filho destacou o trabalho desenvolvido no âmbito do CCSA, do qual foi diretor durante 8 anos, além de docente do curso de Direito. “Temos certeza de que muito fizemos pelo nosso centro e se mais não realizamos foi diante das limitações de toda ordem. Temos que agradecer a confiança e o apoio do ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida e dos coordenadores e professores dos cursos que compõem o CCSA”, concluiu.

     

    Os diretores de centro empossados também agradeceram o apoio da comunidade acadêmica e comprometeram-se a contribuir na gestão dos respectivos centros para que o professor João dos Reis Canela conduza a universidade a novos patamares de desenvolvimento.

     

    Inclusão produtiva

    Na oportunidade, o secretário estadual de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, citou ser egresso da Unimontes, onde graduou-se em medicina há 32 anos e que vem acompanhando o crescimento da instituição. “Fico emocionado todas as vezes em que venho à universidade, pois tenho a oportunidade de acompanhar seu crescimento e sei de sua importância para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da gente norte-mineira, pelo que cumprimento seus dirigentes, professores, servidores e acadêmicos”, assegurou.

     

    Ele anunciou que sua secretaria vai implantar o projeto “Inclusão Produtiva”, para capacitação de trabalhadores, tendo a Universidade Estadual de Montes Claros como parceria. Através dessa ação, o Governo do Estado pretende minimizar o quadro de desemprego em Minas Gerais.

     

    Foi constatado pelos técnicos governamentais que cerca de 80 mil empregos ofertados do Serviço Nacional de Emprego (SINE) não foram preenchidos por falta de qualificação das pessoas. “O nosso objetivo é atender a mais de 11 mil trabalhadores com cursos de capacitação, sendo que a Unimontes já foi escolhida como a nossa parceira para a realização de ações nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri”, observou o secretário Carlos Pimenta.