Secretário de Educação do Governo do Estado participa de reunião com reitora e professores.


     

    A Universidade Estadual da Paraíba recebeu ontem (21) a visita do secretário de Educação do Estado da Paraíba, Afonso Celso Caldeira Scocuglia, que esteve em Campina Grande desempenhando atividades relacionadas à UEPB.  No período da tarde, logo após uma visita à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), ao lado da reitora da UEPB, professora Marlene Alves Sousa Luna, ele participou de uma reunião com os professores de licenciatura da Universidade, no Auditório da Biblioteca Central, localizado no Campus I.

     

    Durante a reunião, o secretário destacou o papel da UEPB como indutora das políticas do Estado e da importância do seu sistema multicampi, principalmente em relação ao trabalho que vem desenvolvendo com alunos do Ensino Médio e de Escolas Técnicas.

     

    Outro ponto comentado foi a necessidade de barrar o analfabetismo no Estado, problema que existe não apenas em pequenas cidades de interior ou localidades longínquas, mas especialmente nas periferias das grandes cidades. “Para isso”, sugeriu o secretário, “precisamos criar comissões de ataque a este problema, inclusive com parceiros como igrejas, movimentos sociais e instituições de ensino, preocupados com a causa. Claro que estamos contando com a UEPB nesta tarefa”.

     

    Em uma pesquisa recente realizada pelo Governo, verificou-se que há mais de 30 campi universitários em todo o Estado. Afonso Scocuglia mencionou que eles precisam ser melhor aproveitados para executar mais propostas, entre elas, benefícios educacionais e profissionais para as regiões e populações, por meio principalmente de um trabalho integrado.

     

    Além disso, ele ressaltou a importância do Campus V, em João Pessoa, para o progresso da região na qual se instalou recentemente, no bairro do Cristo Redentor: “Mais do que um Campus pronto, a unidade de João pessoa é uma simbologia, porque há um enraizamento forte como modelo de gestão educacional. Afora as atividades que já vem desenvolvendo, ela poderá sempre auxiliar o Governo do Estado no enfrentamento do analfabetismo, promovendo recursos reais de educação”, enfatizou.

     

    Afonso Scocuglia é pesquisador, docente do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e assessor internacional do Instituto Paulo Freire. Possui Mestrado em Educação e Doutorado em História da Educação, atuando principalmente nos campos da educação de jovens e adultos, história e memória, fundamentação e práticas educacionais, história da educação popular e história das ideias de Paulo Freire.

     

     

    Palestra no Centro de Educação

    À noite, o Secretário de Educação participou de uma aula inaugural no Centro de Educação (CEDUC) da UEPB, unidade situada no bairro do Catolé, onde ministrou a palestra “Globalização e perspectiva para uma educação interdisciplinar”. O evento marcou o retorno das atividades letivas do Centro e proporcionou à comunidade acadêmica e aos demais interessados no assunto uma discussão sobre relevantes temas acerca da área da Educação em nosso Estado.