Unicentro é a 65ª em ranking de universidades.

     

     

    Desde 2004, o Ministério da Educação da Espanha realiza e publica duas vezes por ano uma pesquisa denominada Webometrics. A última edição, de janeiro de 2011, mostrou a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) na 65ª posição no ranking nacional, 153ª na América Latina e 1980ª na lista mundial.

     

    Os indicadores do Webometrics consideram o conteúdo de cada instituição na internet, especialmente os relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico. Para os organizadores, a presença de uma instituição de ensino e pesquisa na web é um indicativo de sua excelência e de seu comprometimento com a disseminação de saber.

     

    De acordo com a pesquisa, em 2007, a Unicentro era a 96ª colocada no ranking nacional e a 4259ª no mundial. Para o reitor, professor Vitor Hugo Zanette, “os números da Webometrics apenas demonstram que estamos no caminho certo em nosso processo de internacionalização da Unicentro, que passa, obviamente, pela divulgação científica na internet”.

     

    Já o vice-reitor, professor Aldo Nelson Bona, declarou que esse é um processo pelo qual a atual administração tem trabalhado. “Estamos buscando essa visibilidade internacional, que nada mais é do que o reflexo do trabalho e da produção de nossos professores, agentes universitários e acadêmicos”, concluiu.

     

    A Webometrics avalia mais de 17,7 mil instituições de ensino superior de 199 países. Os resultados da pesquisa podem ser conferidas no site: www.webometrics.info.