Reitores participam de reuniões em Brasília.



    Na última quarta-feira, os reitores da ABRUEM tiveram um dia repleto de compromissos. Na busca incesante pelo fortalecimento do ensino superior no país, os representantes da associação foram recebidos pela presidente do Inep e também realizaram a segunda reunião administrativa da ABRUEM no ano.

               

                Às 9h, os representates da associação foram recepcionados no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) pela presidente Malvina Tania Tuttman e também pelo secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa.

     

    Nesta reunião, os reitores da ABRUEM, a presidente do INEP e o secretário de Educação Superior discutiram sobre o Banco Nacional de Itens e também sobre o acesso às Universidades Estaduais e Municipais através do ENEM.

     

    Mais tarde, às 14h, na sede da própria associação, os reitores trataram de assuntos referentes a ABRUEM. A composição das Câmaras de Apoio Técnico, a viagem a Portugal, o 48º Fórum Nacional de Reitores e a expansão do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos estiveram entre os assuntos tratados durante o encontro.

     

    O Fórum Nacional de Reitores, deverá ocorrer entre os dias 11 e 14 de maio em Belém (PA). A ABRUEM terá o apoio da Universidade do Estado do Pará (UEPA) para realização desta edição. A viagem ao país lusitano tem seu início previsto para o dia 6 de junho.

     

    Depois da reunião, por solicitação da Embaixada da Itália, o vice-presidente da ABRUEM, João Carlos Gomes, recebeu das mãos do embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, acompanhado pelo adido Científico da Embaixada, Roberto Spandre, o título honorífico de ‘Cavalheiro da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana’, conferido pelo presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano.

     

    O vice-presidente da ABRUEM declarou após receber o título ser glorioso receber tal honraria. “Ser homenageado pela Embaixada da Itália desta maneira é muito mais do que uma honra. Estou sem palavras para descrever minha felicidade pelo título a mim conferido”, declarou João Carlos Gomes.

     

    UESC, UEPG, UNEMAT, UNIOESTE, UVA, UECE, UNEAL, UNIMONTES, UDESC, UPE, UENP, UEPB, UERGS, UENF, UEMG, UNICAMP, UEG, UEA, UEMA, UNESP, UEM, UEPA, UEL, UESB, UERR, UERJ, USCS, UNICENTRO e o IIDAC, estavam entre as instituições representadas nas reuniões.