Capes aprova sexto mestrado da UEMS.


    A unidade da UEMS em Campo Grande recebeu aprovação da Capes para implantação de um mestrado em Letras. A proposta, enviada pela Universidade, foi avaliada durante a 125ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e divulgada na última sexta-feira (1) no site da Capes. Esse já é o sexto programa da mestrado da Universidade aprovado no últimos três anos.

     

    O novo mestrado em Letras da UEMS contará com uma área de concentração em Linguagem: Língua e Literatura, e três linhas de pesquisa em Historiografia Literária; Ensino de Linguagens; e Produção de Texto Escrito e Oral. De acordo com o coordenador do Mestrado, Marlon Leal Rodrigues, a previsão é que a primeira turma seja selecionada já em 2011, no entanto o calendário será decidido em reunião do corpo docente na próxima semana.

     

    Em outubro de 2010, o Conselho Nacional de Educação emitiu uma resolução exigindo que para manterem seus status de Universidade, as instituições de ensino superior teriam que oferecer, até 2013, pelo menos três mestrados e um doutorado. Com o programa de Letras aprovado, a UEMS alcança a marca dos seis mestrados, o dobro do exigido pelo Conselho. De acordo com o reitor Gilberto Arruda, a consolidação dos programas de mestrado é o caminho para que instituição passe, o mais rápido possível, a oferecer doutorados de qualidade que atendam às necessidades de Mato Grosso do Sul.