Unicentro assina convênio com Secretaria Especial de Relações com a Comunidade.


    A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade (Serc) do Paraná assinaram na tarde de quarta-feira (07) um Termo de Ampla Cooperação para realização de projetos e programas visando o desenvolvimento de políticas públicas. Participaram do evento o titular da pasta, Wilson Quinteiro, o coordenador do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, o reitor Vitor Hugo Zanette, o vice-reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona e autoridades da comunidade universitária e regional.

     

    A parceria possibilitará uma extensão física da Secretaria nos campi, aproveitando o conhecimento de professores, dos agentes universitários e dos próprios alunos na elaboração de projetos nas mais diversas áreas. O Termo prevê ainda a contribuição da Unicentro nos eventos do Paraná em Ação, com atividades práticas possivelmente a partir do segundo semestre deste ano.

     

    Em sua fala, Zanette destacou a importância do Governo do Paraná em utilizar as universidades estaduais como ferramentas para o desenvolvimento de políticas públicas. Ele lembrou ainda que, na última edição do Paraná em Ação desenvolvida na Unicentro (em 2006, em Guarapuava), quase 45 mil atendimentos foram realizados nos diversos serviços prestados pelo programa, atingindo cerca de 15 mil pessoas de inúmeros municípios da região.

     

    Já o secretário Quinteiro fez questão de salientar o novo formato de gestão do Governo do Estado, utilizando a excelência científica e tecnológica das universidades como instrumento para desenvolver políticas públicas concretas. “Vamos utilizar o talento, o conhecimento e a capacidade das universidades para promover o desenvolvimento dos municípios”, propôs.

     

    Para Marcírio Sobrinho, a parceria irá beneficiar, especialmente, a Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), que contará com trabalhos realizados por uma academia de excelência, neste caso a Unicentro. O coordenador do Paraná em Ação fez questão de lembrar que, com apoio das universidades, o programa ganhará com qualidade e redução de custos. O mesmo convênio já foi assinado com as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Maringá (UEM) e Londrina (UEL). Nesta sexta, em Cascavel, será a vez de firmar o acordo com a Unioeste.