UEPB formaliza acordo com a Capes para a liberação de bases fechadas do Portal de Periódicos.

     

     

    A Universidade Estadual da Paraíba formalizou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a Liberação do acesso ao Portal de Periódicos. O Portal é dividido em bases abertas e bases fechadas. A UEPB possuía o acesso às bases livres desde 2009. A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da UEPB explicou que com este novo termo, a Universidade passa a ter acesso às publicações das bases fechadas nas áreas em que a Instituição possui pós-graduação.

     

    A Coordenação parabenizou a UEPB por atingir o desempenho de excelência nos seus programas de pós-graduação que a qualifica para merecer o apoio da Capes quanto ao acesso gratuito ao portal de periódicos, com base na avaliação trienal de 2010. Com a ampliação dos cursos de pós-graduação - atuais 12 programas de mestrado e um de doutorado - a UEPB reivindicou o acesso, agora alcançado. A Capes reforçou que a UEPB terá acesso às bases de dados e aos periódicos em texto completo nas áreas correlatas ao programa de pós-graduação o qual credenciou essa Instituição ao acesso ao Portal.

     

    Isso representa um conjunto de 12 bases de conteúdos referenciais, textos completos que indexam inúmeros periódicos científicos para efetuar levantamentos nas áreas de interesse e normas técnicas. As bases e coleções com acesso liberado no Portal de Periódicos da Capes são: American Society for Testing and Materials (ASTM); Chemical Abstracts Service (CAS); Cold Spring Harbor Laboratory Press (CSHLP); Academic Search Premier (ASP); Dentistry & Oral Sciences Source (DOSS); Clinics Collection (Elsevier); Science Direct; Scopus; Emerald; JCR – Journal Citation Reports; Nature; Wiley.

     

    A oficialização final, com a assinatura da reitora Marlene Alves, aconteceu no final de março deste ano e se refere ao Termo de Compromisso firmado entre a UEPB e a Capes, onde a Instituição compromete-se a cumprir o regulamento do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP), as Normas para Uso das Publicações Eletrônicas disponíveis no Portal de Periódicos da Capes e outros dispositivos legais.

     

    Segundo o vice-reitor Aldo Maciel, tal acordo reforça a evolução da pós-graduação na UEPB, que agora passa a ter alcance a este portal mundial, com acesso a importantíssimas publicações, o que possibilitará ampliação na pesquisa.

     

    O endereço do Portal de periódicos da Capes é:  http://www.periodicos.capes.gov.br.