Reitora Marlene Alves se reúne com secretário de Cultura do Estado Chico César; pauta teve como foco parcerias.


    A reitora da UEPB, professora Marlene Alves, recebeu na tarde de quinta-feira (14), a visita do secretário de Cultura do Estado, Chico César, e sua equipe. A reunião foi sediada no Gabinete da Reitoria, no Campus I, em Campina Grande. Na pauta, assuntos relacionados aos equipamentos culturais da UEPB e as diversas iniciativas nesse âmbito, propostas e apoiadas pela Instituição, assim como as possíveis parcerias a serem efetuadas com a Secretaria de Cultura nesse sentido.

     

    Durante a reunião, também foi apresentado ao secretário o projeto “Praça da Juventude”, a ser executado no Campus I da UEPB. O empreendimento consiste em uma área construída para proporcionar lazer aos moradores da região, envolvendo praças, centros de vivência, teatro de arena, quadra de esportes, de futebol, vôlei de areia, pista de skate e de corrida, além de equipamentos de musculação.

     

    A respeito do expressivo investimento da UEPB em arte e cultura, a exemplo da construção do Museu de Arte Popular da Paraíba e Museu de Arte da UEPB, Chico César comentou que, como uma Instituição de ensino público superior, a Universidade tem cumprido seu papel de proporcionar uma extensão universitária com ênfase no olhar artístico e humanístico.

     

    “A gente sabe que a manifestação cultural é o que traduz um povo e, às vezes, o silêncio dentro desta manifestação é o que cala o povo. A UEPB tem exercido esse papel com bastante bravura e competência, no sentido de estimular a vida cultural, especialmente nas cidades em que se instala. Como secretário de cultura e como artista, como homem da Paraíba, eu me orgulho muito da existência da UEPB, do trabalho que ela faz e da possibilidade do Governo do Estado também pactuar com isso”, explicou o secretário.

     

    Sobre as parceiras entre a Secretaria de Cultura e a Universidade, ele afirmou que a reunião foi fundamental para dar os primeiros passos. “Essa parceria começa a existir e, com o tempo, vai extrapolar a região de Campina Grande e se espalhar por toda a Paraíba”, enfatizou.

     

    Para a reitora Marlene Alves, a visita de Chico César à UEPB foi importantíssima, pois “a Instituição compreende que a formação do homem só acontece completamente através da cultura e da arte. A Universidade tem a obrigação não só de formar ou produzir o conhecimento técnico, mas também precisa difundir e criar as condições para que o homem, desde cedo, disponha de experiências artísticas diversas e que possam conceder uma visão mais sensível do mundo”.